Guia do hidratante consciente + sete opções naturais e veganas para comprar





Texto: Karen Faccin | Arte: Marília Sannof


Depois de refletir sobre o que pode ter dentro das loções corporais na série "Anatomia", vamos falar dos conscientes. Os ingredientes clássicos da cosmética natural continuam sendo protagonistas até mesmo das marcas limpas de alta performance, como as sete opções que selecionamos como exemplo. Os óleos, manteigas e extratos derivados das sementes, frutos, flores, caules e afins são ricos em agentes emolientes (diminuem a perda transepidérmica de água), umectantes (formam uma camada protetora que previne a perda de umidade da pele) e hidratantes (que retém a umidade em uma camada mais interna dos tecidos). Óleos essenciais, para além do potencial regenerativa, também são usados para criar fragrâncias naturais.


Mas também é comum nos depararmos com outros ingredientes de nomes mais complicados, nem por isso menos seguros (falamos sobre leitura de rótulos aqui). É o caso do Cetearyl alcohol, uma alternativa aos conservantes suspeitos da cosmética convencional, e certificado por selos naturais como Ecocert e Cosmos. Na composição, além de prolongar o prazo de validade, atua como estabilizador e agente de viscosidade. Na pele, tem ação de amaciar, suavizar e dar flexibilidade.


Se você ler Stearic Acid, é uma substância gordurosa (pode ser de origem vegetal ou animal) empregada na cosmética como espessante, emulsificante e para dar estabilidade às formulas. Ajuda a evitar a evaporação da água da pele, sendo aliado em formulações de hidratantes. É seguro para a saúde e meio ambiente. Glyceryl Stearate é uma substancia produzida com base de óleos vegetais. Atua como emulsificante e estabilizante de fórmulas com base em óleo e água. Na pele, ajuda amaciar, suavizar e dar mais flexibilidade. É seguro para a saúde e meio ambiente.


Já a Xanthan Gum é uma substância obtida naturalmente a partir da fermentação da bactéria Xanthomonas campestres, é usada como agente ligante, regulador de viscosidade, condicionador, melhorando a textura e espalhabilidade do produto. Na pele, de modo geral, amacia e promove flexibilidade. Não oferece risco ao meio ambiente, mas tem potencial alergênico.


SETE HIDRATANTES CORPORAIS NATURAIS, ORGÂNCOS E VEGANOS PARA


Na galeria abaixo (passe para o lado) confira nossa curadoria de sete opções de grandes marcas de cosméticos naturais com fórmulas naturais e veganas. E, sempre que possível, procure por marcas de produção local.



*os preços foram pesquisados entre maio\junho de 2021 * Cupom de desconto parceiro: USEANATURALISSIMA na loja www.useorganico.com.br