Um amor de inverno: sopa-creme de abóbora

Meio sopa, meio creme. Esse meu prato preferido de inverno. Talvez seja também o mais fácil de fazer e até mais saudável. Gosto de fazer com a abóbora japonesa – sinto que o sabor é menos adocicado e a textura mais grossinha. A  receita é bem simples, praticamente uma receita detox de tão levinha. Mas o legal é que, justamente por ser básica, dá pra variar bastante em relação a tempero e cremosidade nos passos finais. No final do post, dou as minhas dicas de como mudar o sabor dessa sopa (que chamo de creme por que gosto de deixá-la bem cremosa) sem muito esforço.

Antes, quer saber das propriedades? A abóbora é rita em betacaroteno, ou seja, amiga da pele bonita. O gengibre e a pimenta caiena, que nunca faltam na minha, são termogênicos e aceleram o metabolismo.

Receita {Sopa de abóbora com gengibre}

  1. 3 xícaras (ou 1 bandejinha de feira) de  abóbora  japonesa (pode ser outra) picada sem a casca

  2. 2 dentes de alho amassados na hora

  3. 1 colher de sopa de óleo de coco para fritar o alho

  4. gengibre ralado na hora

  5. 1 pitada de pimenta caiena

Numa panela grande, coloque os pedaços de abóbora e adicione água o suficiente para cobri-las. Quando perceber que elas estão quase desmanchando, apague o fogo. Espere amornar, reserve a água e coloque os pedaços no liquidificador. Adicione o gengibre. Vá colocando a água do cozimento de acordo com a sua preferência de cremosidade. Quanto mais água, mais líquida – óbvio. Se precisar, bata mais um pouco.

Na mesma panela, já limpinha, frite o alho no óleo de coco e jogue a sopa, misturando bem. Tempere com sal rosa do himalaia e pimenta-do-reino a gosto. Rende 3 cumbuquinhas mais ou menos no tamanho da foto acima!

{VARIAÇÕES QUE EU AMO}

CHEIRO VERDE |  salsinha e cebolinha tem um sabor surpreendente e deixa o prato aromático. Pique-as bem e adicione ao servir.

CREMOSIDADE MÁXIMA | você pode aumentar a cremosidade da sopa adicionando cottage, creme de ricota ou mesmo biomassa de banana verde no momento em que bate no liquidificador.

SEMENTES CROCÂNTES | essa dica, aliás, é súper sustentável. Caso você compre a abóbora inteira, reserve as sementes. Enquanto prepara a sopa, aqueça as sementes em uma frigideira com um fio de óleo de coco (ou mesmo outra opção vegetal). Adicione as sementes e tempere com sal rosa (a textura grossa mesmo depois de moída deixa a crocrância ainda melhor) e algumas pitadas de curry. Mexa de vez em quando para que as sementes doure por inteiras. Polvilhe a sopa com as sementes a gosto e consuma em seguida, pois logo perderão sua crocrância. Essa dica eu aprendi no blog Tempero Alternativo.

OPÇÃO COM CEBOLA | Frite  ½ cebola média picadinha do óleo de coco. Depois disso, coloque as abóboras para refogar com a cebola e, então, adicione a água do cozimento.  

SÓ COM GENGIBRE | Se você excluir o alho da receita original e manter apenas o gengibre, o sabor vai ficar levemente adocicado. Eu adoro.

APIMENTADA | Pimenta caiena é meu outro ingrediente preferido quando quero incrementar o sabor picante desse sopa.

#alimentação #inverno #receita