top of page

Suco verde para iniciantes

O suco verde é um clássico na rotina de quem leva uma alimentação natural, viva ou está fazendo um detox. Ingerido em jejum pela amanhã, ele alimenta e desintoxica.  Lembro-me bem de tomar uma versão parecida durante a minha infância. Minha mãe misturava couve, plantada na horta de casa, suco de laranja e cenoura. Pronto: lá estava eu, pequenina, no interior no Rio de Janeiro, tomando algo parecido com esse suco verde que ficaria tão famoso hoje. Mas fazíamos algo errado: colocávamos adoçante, produtinho que eu já aboli na minha mesa!

Atualmente, meu suco verde é  bem variado: couve, pepino, maça, uvas…tem de tudo. Só falta aprender de vez a germinar os grãos (assunto para um próximo post, tenho feito germinação com amêndoas) e deixa-lo ainda mais nutritivo. nhami!

Mas fato é que muita gente torce o nariz para o suco verde. De fato, nem toda receita encanta o paladar. Mas a Silvia Corbucci, idealizadora do Cozinha Efêmera, espaço para aulas de culinária saudável na zona sul de São Paulo, contou uma receitinha básica para quem quer começar a introduzir esse elixir na alimentação. São dicas básicas, porém infalíveis, para começar a adaptar o paladar a esses novos sabores…

Suco verde para iniciantes


Suco verde básico da Silvia Corbuci. ( Foto, tirada do blog Cozinha Efêmera, por Elisa Correa)

Suco verde básico da Silvia Corbuci, do Projeto Cozinha Efêmera (Foto: Cozinha Efêmera/Elisa Correa)


Receita

  1. 4 a 6 folhas de couve

  2. 2 maçãs ( elas adoçam bastante)

  3. 1 copo de água

Retire o talo da couve e pique a maçã em pedaços. Coloque tudo no liquidificador e bata. Se precisar de ajuda, use um bio-socador (um pepino ou uma cenoura para empurrar as folhas e mexer tudo no liquidificador. Ele dilui tudo mantendo os nutrientes). Depois de bem homogêneo, coe o conteúdo em um saquinho de voal para garantir uma textura fina e lisa. Esprema o saquinho em um bowl e pronto!

A Silvia lembra de algumas diquinhas básicas e preciosas quando o assunto é o suco verde: “O suco deve ser ingerido imediatamente. Depois de um tempo, ele oxida e perde muito da sua riqueza nutricional. E para quem quiser desintoxicar mesmo, não coloque água no suco, adicione um pepino e mais paciência na hora de bater e socar com o biossocador. Você também pode aumentar a variedade de folhas.”

bottom of page