Shakes funcionam para emagrecer?

A pergunta: Os shakes usados para substituir refeições, normalmente comprados prontos, funcionam? Se sim, como? Aliás, eles podem ser prejudiciais de alguma forma? Qual a melhor maneira de adotar um shake no dia a dia?

(Thais Barros, 22 anos, Campinas, SP)

Quem responde: Rita Cherutti, nutricionista com mestrado em medicina e especialista em nutrição esportiva, de São Paulo.

“Na realidade, não são os shakes que fazem a pessoa emagrecer, mas sim a redução diária das calorias ingeridas. Reeducar os hábitos alimentares é fundamental, pois nada adianta comer errado durante todo  o dia e  tomar um shake à noite. O shake pronto pode ser apenas uma “start” para uma dieta de emagrecimento e não substituem vitaminas. Eles, no máximo,  substituem apenas uma refeição diária. O ideal é que sejam consumidos com água, pois a mistura com outras bebidas pode interferir na absorção do produtos e até no aumento de  calorias da bebida.  Antes de pensar em inseri-lo na dieta, devemos ficar atentos não somente nas calorias do produto, mas também a quantidade de nutrientes e compostos, por exemplo, se contém carboidratos e se os níveis de proteína são adequados.

Em casa

As  versões caseiras são sempre as melhores opções em relação às versões industrializadas. Porém, dependendo dos nutrientes e do fim específico, as quantidades de cada nutriente não serão alcançadas no shake caseiro. Por exemplo, quando o shake tiver como objetivo a suplementação pós-treino,  é necessário adicionar whey protein (quer suplementar? Procure um nutricionista!). Mas no caso de ser apenas um shake para substituir uma refeição, ou como um lanche,  o caseiro é a melhor opção sempre.”

Receitinha da especialista

  1. 200 ml de leite de amêndoas (receita aqui)

  2. 5 morangos congelados

  3. 1/2 banana nanica congelada

  4. 1 colher (sopa) amaranto

Lave bem as frutas, pique e congele  por 30 minutos. Retire do freezer e coloque junto com os demais ingredientes no liquidificador. Bata na potência máxima e servir logo em seguida.

#alimentação #nutrição #saudável