Amo batata doce. E amo mais ainda receitas que levam esse ingrediente. E quem não ama? E se juntar a ideia de coxinha sem fritura com batata-doce, amo mais ainda. Por isso fiquei animada quando vi a receita de coxinha funcional da Leve-me Gastronomia Funcional, do Rio de Janeiro. A Fernanda Pereira Carneiro, jornalista de formação que trocou os bloquinhos pelo avental, é quem cria as receitas saudáveis, súper apetitosas e pra lá de criativas. Clap-clap!
Coxinha funcional de batata-doce
{massa}
1 xícara e 1/2 de batata doce cozida e amassada (tem que medir amassadinha)
2 colheres (sopa) de goma de tapioca
5 colheres (sopa) de frango cozido e desfiado temperado a gosto (nada de tempero industrializado!)
2 colheres (sopa) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de farinha de amêndoas
sal e pimenta a gosto
frango desfiado extra para rechear
{cobertura}
1/2 xícara de farinha de linhaça dourada
1/2 xícara de coco seco ralado
1 ovo (para empanar)
1 colher de chá de Páprica (opcional)
1 colher de chá de mostarda em pó (opcional)
Bata todos os ingredientes da massa no mixer ou no liquidificador e leve para gelar por 20 minutos. Abra a massa e recheie com mais frango. Molde a forma da coxinha, passe no ovo batido e, em seguida, na cobertura. Coloque-as em um tabuleiro e leve ao forno 180 graus pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar. Rende de 8 a 10 porções.
Gostou? Então você também vai adorar o Marombinha, um bolinho assado de de batata-doce e frango que segue mais ou menos a mesma ideia dessa coxinhas. Pode ser uma opção para quem ficou com água na boca, mas não tem, pra já, as farinhas indicadas na receita da coxinha.
Comments