Divertidos (não tem um quê de infância?), saborosos e criativos, os picolés artesanais (ou paletas, como são conhecidos no México e estão sendo chamados por aqui, agora) são uma febre gastronômica. No maior estilo #handmade, eles não levam aditivos químicos, como conservantes e corantes, e tem um sabor marcante. Quer experimentar um picolé de fruta com gosto de fruta? Simples: faça em casa! Se você não tem forminhas, use copos de plástico firme como molde. Dá certo também.
Abaixo, duas receitas especiais e com a pegada detox que nós amamos.
BETERRABA COM ABACAXI E CENOURA*
Picolé de beterraba, da marca Rochinha (Foto: divulgação)
500 ml de água
1 beterraba sem casca
½ cenoura
250 g de abacaxi
150 g de açúcar (ou não! hehehe)
5 folhas de hortelã
Bata tudo no liquidificador e coe. Coloque nas forminhas de picolé e leve à geladeira por 30 minutos. Esse tempo será o suficiente para você conseguir espetar o palito. Em seguida, leve ao freezer até congelar e sirva. O picolé caseiro, como não tem conservantes e outros aditivos pode ficar até 90 dias no freezer. * Receita da marca Sorvetes Rochinha.
SALPICÓN DE FRUTAS*
Picolé Salpicón de frutas, do restaurante Maíz, em São Paulo (Foto: divulgação )
1 manga madura descascada e cortada em pedaços
4 laranjas bem doces espremidas
5 uvas thompson verdes cortadas ao meio
5 uvas thompson vermelhas cortadas ao meio
2 morangos picados
1 maçã picada
1 banana nanica picada
Bata, no liquidificador, a manga com o suco das laranjas bem maduras (para não precisar adicionar açúcar) até obter uma mistura homogênea. Misture as frutas picadas no creme, coloque nas forminhas e leve à geladeira para endurecer o suficiente para espetar os palitos. Leve ao freezer até congelar. Rende 12 picolés.
*Receita do Maíz Restaurante, em São Paulo.
コメント