Adoro pão. E adoro mais ainda o ritual de fazê-lo. O amassa-amassa que não há tecnologia que substitua (as máquinas que me desculpem, mas energia boa só vem do calor das mãos), a alquimia que ocorre lá no forno sob nossos olhos ansiosos do outro lado do vidro. Aquele cheirinho que se espalha pela casa e retoma as melhores das lembranças…
E adoro receitas práticas.
Essa receita é da Rafaela Ramallo, chef carioca especializada em culinária funcional e que eu adoro – as receitas dela são sempre práticas e com ingredientes possíveis.
A combinação abaixo, nutritiva e leve, rende um pão supersaudável e versátil: pense em saborear uma fatia com geleia de morango! Ou cottage! Ou os dois juntos! Delícia para um pré-treino ou lanche da tarde mesmo….
Bom apetite! ; )
Pão nutritivo de grãos
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de farinha de linhaça dourada (você pode comprar pronta ou mesmo triturar a linhaça no liqui)
½ xícara de polvilho doce
1 colher (sopa) de chia
1 colher (sopa) de semente de girassol (não usei na receita da foto)
1 colher (chá) de sal rosa (mas ok se você usar o comum)
1 colher (chá) de açúcar de coco (ou mascavo, mas também poderia ser o demerara. )
½ xícara + 3 colheres (sopa) de leite vegetal (Usei o de amêndoas. A receita original só pede que não seja o de soja – A Receita aqui )
1 pacotinho de fermento biológico (para pão)
Extra: chia para decorar (opção minha para dar uma cara mais bonitinha, mas também poderia ser linhaça, lascas de amêndoas ou as sementes de girassol que a Rafaela colocou entre os ingredientes)
Extra II: pedaços de figo em calda ( optei por esse complemento por que adoro pão com frutas e achei que daria um sabor mais adocicado, já que usei metade do açúcar indicado. Para tanto, piquei alguns pedaços, deixei escorrer a calda e misturei À massa bem no final)
Faça assim: em um recipiente, misture todos os ingredientes, deixando o fermento por último. Unte uma forma pequena para pão com azeite – para esse da foto, usei uma forma pequena de panetone, daquelas redondas .
Acomode a massa, salpique um pouco de chia e deixe descansar dentro do forno, ainda desligado, por 20 minutos. Após esse prazo, ligue o forno na temperatura 180C e deixe cozinhar/assar por 20 minutos ou até que esteja douradinho por cima.
Nem pense em desistir da receita por que leva leite vegetal. É caro? É! Dá pra fazer? Dá! E nem é difícil como você pensa. Basta uma oleaginosa (adoro o de amêndoas) e água: clica aqui e aprende essa também!
Comments