top of page

Nhoque da fortuna: três receitas saudáveis sem perder a tradição


Nhoque do André, do blog Tempero Alternativo (Foto: divulgação)

Nhoque caseiro! (Foto: divulgação/ Tempero Alternativo)


O nhoque é aquele prato 100% comfort food: basta imaginar as bolinhas de batata recém-cobertas por um suculento e fresco molho de tomates para logo vir à mente também aquele almoço em família.

O aroma, então, é pura gentileza com as papilas gustativas! O melhor é que dá para fazer algumas trocas saudáveis sem o risco de deixar o nhoque perder o  status de comida de mãe.

Nas três receitas abaixo (vegana, sem glúten e detox, na sequência), a farinha branca refinada é substituída por tipos mais nutritivos. A versão de arroz é para uma opção sem glúten e leve; já a de trigo integral para um prato rico em fibras. Em todas você pode colocar uma porcentagem de outro tipo, como a de linhaça ou grão de bico, que são cheias de vitaminas.

A primeira receita leva batata tradicional. A segunda, batata-doce, rica em fibras e Vitamina C, além de ter um índice glicêmico médio – ou seja, não eleva muito o açúcar no sangue. Na terceira o protagonista é o inhame, um tubérculo pouco calórico e fonte de cálcio, ferro e potássio. E, por isso tudo, é anti-inflamatório e antioxidante.

Bom apetite! A dica da tradicional simpatia da fortuna está logo abaixo!

{{{  Nhoque de batata vegano e integral  }}}       (Receita do blog Tempero Alternativo)


Nhoque de batata vegano, assinado pelo André, do Tempero Alternativo (Foto: divulgação)

Nhoque vegano e integral do André, do blog Tempero Alternativo (Foto: divulgação)


Ingredientes 4 batatas pequenas (escolha a sua batata preferida) |  1 xícara de farinha de trigo integral  +  um pouco para polvilhar (ou 1/2 xíc. de farinha de arroz e 1/2 xíc. de polvilho doce para uma versão sem glúten)   Molho de tomate para servir + 1 pitada de noz-moscada (opcional)  |  Sal a gosto

Preparo Descasque as batatas e corte em cubinhos. Coloque-as em uma panela, cubra com água e cozinhe até ficarem macias. Depois, escorra bem a água e amasse as batatas até obter um purê. Acrescente a farinha e tempere com sal e noz-moscada. Misture até formar uma bola de massa que não gruda – ou seja, até dar ponto de enrolar. Se necessário, acrescente mais farinha.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada. Faça alguns rolinhos com a espessura desejada e corte em pedaços de 2 a 3 centímetros. Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque uma panela com água e sal no fogo até a água começar a ferver. Coloque o nhoque aos poucos na panela. Quando colocados, eles irão afundar. Depois de um tempo cozinhando irão começar a flutuar, isso significa que está pronto. Retire imediatamente e coloque-os em um escorredor para sair o excesso de água. Adicione o molho de tomate, ou outro molho, e sirva.

{{{  Nhoque de batata-doce sem glúten  }}}         (Receita do espaço Inspire Fit, de SP)


Nhoque com batata doce e farinha de arroz (Foto: divulgação)

Batata doce e farinha de arroz para uma versão sem glúten (Foto: divulgação)


Ingredientes 5 kg de batata-doce | 3 ovos |  2 colheres (sopa) de sal | 1 noz-moscada ralada | 1 kg de farinha de arroz | pitadas de sal

Preparo Cozinhe as batatas em água. Depois de 15 minutos, ou no ponto do cozimento, sem desmanchar, escorra da água e esprema com as batatas ainda quentes. Faça um purê e deixe esfriar. Misture os ovos, o sal, a noz moscada e metade da farinha de arroz. Faça uma massa e divida em quatro. Reserve.

Espalhe, aos poucos, o restante da farinha em uma mesa ou mármore e trabalhe um por um dos quatro pedaços separados da massa, enrolando fios da grossura do dedo indicador e cortando em retângulos. Logo após, transforme cada pedaço em bolinhas, enrolando com as mãos. Sempre jogue farinha na superfície para a massa não grudar. Cozinhe as bolinhas em água fervente; ao subir, retire. Sirva com molho de tomate.

Se quiser congelar para comer ao longo da semana, mergulhe-as na água gelada e reserve. Ao retirar da água gelada, coloque em uma assadeira com óleo e congele. Depois de congelado, separe em pequenas porções de 200 g.

{{{  Nhoque de Inhame ao pesto sem glúten  }}}         (Receita da Bela Gil)


Nhoque de Inhame da Bela Gil (Foto: divulgação GNT)

Nhoque detox? Esse com inhame, da Bela Gil, é! (Foto: divulgação GNT)


Ingredientes 2 unidades de inhame (grandes, que dá cerca de 250 g) | 1 colher (sopa) de azeite de oliva | ½ colher (chá) de sal marinho | ½ xícara  + 1 colher de farinha de arroz

Preparo Pré-aqueça o forno a 200º C. Faça furos com um garfo ou faca no inhame e coloque na assadeira e deixe assar por 1 hora. Descasque o inhame, coloque numa bacia com sal e azeite. Amasse bem. Adicione a farinha de arroz aos poucos até formar uma massa consistente. Coloque 1 pitada de sal. Separe a massa em pequenas porções e abra a massa em forma de nhoque. Coloque uma panela no fogo com água, sal e um fio de azeite, deixe ferver. Adicione o nhoque e retire assim que ele emergir.

Ingredientes para o molho pesto 1 maço de manjericão | ½ maço de salsinha | 1 dente de alho | ½ xícara (chá) de nozes | 1/3 xícara (chá) de azeite de oliva | ½ colher (chá) de sal marinho

Adicione as folhas, o alho, as nozes e o sal no processador e triture bem. Acrescente o azeite aos poucos até formar uma pasta.

Montagem Numa frigideira aqueça o molho com um pouco de água (ou leite de amêndoas).

{{{ A simpatia }}}

De acordo com a antiga tradição italiana do Dia de São Pantaleão, que é comemorada em dezembro, a simpatia para trazer boas energias à vida financeira pode ser realizada sempre no vigésimo nono dia de qualquer mês do ano.

O ritual segundo a crença popular é bem simples: sirva-se do nhoque. Em seguida, coloque embaixo do prato uma quantia em dinheiro (qualquer valor).  Por fim, coma os 7 primeiros pedaços com pensamentos positivos e mentalize seus desejos.

bottom of page