Mindfulness: como ter atenção plena nos rituais de beleza

Você tem atenção plena nos seus rituais de beleza? Sem usar o termo, é o conselho que dou aqui desde o começo. É, aliás, um dos pilares da beleza natural enquanto movimento. É usar o autocuidado como tempo para si, pra relaxar, desacelerar e olhar para o que realmente importa (menos defeitos, mais carinho). É trocar a pressa pela calma, e o julgamento pela observação.

Cuidar de si é relativamente fácil. Mas trazer presença para estes momentos, nem tanto. Por isso eu costumo dizer que durante a jornada de beleza natural, quando você chega no estágio de colocar a calma e a atenção como ingrediente principal, é como se fosse a cereja do bolo. E, finalmente, o ir além da estética (ainda que cuidar dela seja o seu objetivo naquele momento).

Como ter atenção plena nos rituais de beleza

Mindfulness é a palavrinha de bem-estar da vez. Significa atenção plena. Ou melhor, é um estado de consciência que contribui para diminuir o stress, elevar a inteligência emocional e a clareza mental. É uma série de técnicas de  concentração  com base na tradição budista  que foca no momento presente por meio da observação da respiração, mas também pode ser no som ambiente, temperatura do corpo…

Atenção é o que nos falta nos dias de hoje. Seja pelo excesso de informação, seja pela falta de habilidade de estar 100% presente em cada tarefa.  Quando esta falta de presença impera nos momentos de autocuidado, dexamos de desfrutar das melhor parte.

Distração x julgamento = combo de auto-sabotagem

Imagine-se aplicando seu hidratante corporal na correria, enquanto checa uma mensagem: você não sente o aroma, não percebe a textura em contato com a pele, deixa de criar intimidade com o próprio corpo. Qual a última vez em que você aplicou algum cosmético no rosto e percebeu a temperatura e a textura dele sobre a sua pele? Ou, em frente aos espelho, quando focou atenção em cada detalhe do seu rosto desapegada de defeitos e opiniões, apenas observando?.

Fazer mil coisas ao mesmo tempo, e não estar presente 100% em nenhuma delas não é mais cool, nem sinônimo de vida interessante. Luxo é poder estar presente e desfrutar do momento.  Presença é o super poder do momento. Mas também é desafio.

O que muda quando trazemos atenção plena aos rituais de beleza?

Muda você – ainda que não mude a pele, a celulite, o frizz. Mude você porque você presta atenção a quem está sendo no momento, desapegada dos papeis  e rótulos. E porque atenção é o que faz do seu momento de beleza uma meditação, uma belezaterapia.

Um ritual de beleza sem atenção e intenção é só mais um cuidado com a estética. Não tem a cereja do bolo. Que é desfrutar da auto-gentileza, relaxar, clarear pensamentos e cultivar um olhar sem julgamento diante de si.

Trago esta conceito para a rotina de cuidado porque beleza natural não é apenas sobre fórmulas sustentáveis ou cuidar da estética de maneira minimalista. É sobre você.

Abaixo, algumas dicas práticas para facilitar a missão de trazer atenção plena do banho à maquiagem:

  1. Desligue o celular. (Regra número 1 para o momento de autocuidado no mood a Naturalissima!)

  2. Planeje o que você pretende fazer. Por exemplo: se vai precisar de uma toalha, deixe-a por perto. Se gosta de música, deixe a playlist engatilhada só para apertar o play. Se há riscos de ser pode ser interrompida, organize para isso não acontecer. Cheque se tem por perto tudo o que precisa.

  3. Desapegue dos papeis: traga esta regra de qualquer meditação para seu ritual. Ali você não a chef sem tempo, a mãe sobrecarregada, a pessoa conhecida por ser estressada ou fútil.

  4. Crie um ambiente organizado. Quem consegue se concentrar no meio da bagunça? Ninguém.

  5. Antes de começar, medite: sente-se com a coluna reta, inspire profundo pelo nariz, depois solte no dobro do tempo pela boca. Faça algumas inspirações e expirações prestando atenção no ar entrando e saindo das narinas. Depois, sinta seus batimentos cardíacos.E por ao menos 5 minutos (coloque um alarme) foque a atenção na sua respiração natural. Se algum pensamento vier, volta a atenção à respiração.

  6. Durante o ritual de beleza: foque atenção nas cores e texturas dos produtos que irá usar.

  7. Percebe a temperatura na sua pele.

  8. Perceba o aroma no ar, os sons naturais do ambiente…

  9. Tenha calma. Ficou ansiosa? Inspira e respira profundo e volta à percepção dos elementos que te encoram no presente: respiração, detalhes do ambiente, temperatura, aroma…

Isso tudo não é por mais uma novidade de bem-estar, nem por um novo padrão de cuidar da beleza. É por você.

#Reflexão #rituais #Yoga #bemestar #autoconhecimento