DIY: vaporização facial botânica

Duas ações são as mais importantes para manter uma pele saudável: mantê-la nutrida e livre de impurezas. No dia a dia é importante investir em sabonetes e cosméticos. Mas há uma prática milenar que une estas duas funções ao mesmo tempo e atua como um complemento para qualquer outro cuidado: a vaporização facial com ervas e flores, um dos meus rituais favoritos de autocuidado holístico.

Talvez, de tão simples, tenha perdido a popularidade. Trata-se de criar uma espécie de sauna com água quente, ervas e flores para nutrir e desintoxicar. Camomila, alfazema ou rosa são boas escolhas para esta prática, pois tem propriedades que quase todos os tipos de pele sempre precisam: acalmar, suavizar e nutrir. Você pode, inclusive, usar duas de uma vez.

Receita: Sauna facial botânica by a Naturalíssima

Você vai precisar de:

Camomila, rosas e lavanda seca (Foto: Paula Lira para a Naturalíssima)


  1. Uma vasilha de vidro ou louça média

  2. Camomila e Rosas secas

  3. 1 toalha de rosto

  4. Água

Como fazer

Leve a água ao fogo. Enquanto isso, acomode as flores no fundo da sua vasilha. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e cubra as ervas e flores. Aproxime seu rosto da superfície e cubra a cabeça com a toalha. Assim você vai formar uma espécie de sauna.

Permaneça por cerca de 5 a 8 minutos. Mas, sempre que sentir necessidade (ou se sentir a pele esquentar demais) tira a toalha e respira um pouco.

ervas + água quente = vapor facial botânico (Foto: a Naturalíssima)


Este é um ritual de beleza para ser feito quando há tempo e calma. É mais do que um cuidado com a pele, é com você mesmx. Por isso, aconselho que, se possível, crie um ambiente acolhedor e e sereno. Aqui neste post dou dicas para um mood holístico.

E, para saber mais sobre a força e versatilidade da Camomila, clique aqui.

Acompanhe mais dicas e inspirações para uma rotina de beleza slow e natural em nosso perfil do instagram: @anaturalissima | fotografe seus momentos e use a hashtag #meuritualnatural e #belezaterapia.

#ancestra #Ervas #receita #Ritual #Ancestralidade #inverno #DIY #BelezaHolística