Já contamos aqui os motivos de a pipoca ter recebido a tardia, porém justa, fama de lanche saudável e amiga da dieta. Com a popularidade do sorgo, um grão súper antioxidante e cheio de fibras, ganhamos uma opção ainda mais funcional.
Quinto cereal mais produzido no mundo, o sorgo é rico em antioxidantes e é menos calórico do que o milho comum. Vale ressaltar, ainda, outra grande diferença: o sorgo não é transgênico, ao contrário da grande maioria de milho produzido no Brasil.
Claro, ele tem mil funções e pode estar do almoço ao café da manhã. Mas tem maneira melhor de conhecer um novo grão quando estourado na panela?
Ele fica bem parecido com a pipoca tradicional (o milho fica um pouco mais escurinho), tanto que o modo de fazer é igual.
Como fazer: pipoca de Sorgo
(Receita cedida pela Farovitta Superfoods)
Ingredientes
Aproximadamente ½ xícara ( por pessoa) de sorgo em grãos (integral, de preferência) + óleo de coco ou azeite (apenas para preparação na panela. Em média 1 colher de sopa para 1/2 xícara do grão)
Preparo
Coloque óleo/azeite na panela e ligue o fogo. Quando o óleo estiver bem quente, acrescente os grãos, tampe e aguarde o pipoqueamento. Mecha a panela durante o processo para evitar que alguns grãos grudem no fundo. Tempere a gosto.
Dica de tempero: mix de ervas detox – faça um mix de orégano, tomilho, alecrim e salsinha bem picados – todos antioxidantes e nutritivos. Adicione um pouco de pimenta-do-reino (termogênica) e sal marinho. Mais sugestões aqui.
Comentários