Cinco sopas funcionais!

Sopas e cremes, além de fáceis de fazer, são a cara da mesa de inverno e podem ser mais funcionais do que a gente imagina. Basta combinar os ingredientes certos. Uma pitada de um elemento termogênico, como o gengibre e pimenta, por exemplo, dá a receita o poder de acelerar o metabolismo. Grãos, como amaranto, linhaça e quinoa, deixam o prato mais cremoso e supernutritivo.

Vale apostar nas cinco sopinhas abaixo! Depois de escolher a sua, abra um vinhozinho e bom apetite!

Sopa de cenoura com gengibre e quinoa vermelha

  1. 600g de cenoura

  2. 1 unidade de cebola picada

  3. 1 dente de alho picado

  4. 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem

  5. 1 litro de caldo de frango ou água

  6. 1/3 xícara (chá) de quinoa vermelha em grãos (caso não encontre, utilize a branca)

  7. 2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado e espremido (utilizar apenas o suco)

  8. ½ colher (sopa) de mel

  9. 100g de coalhada seca (opcional)

  10. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Descasque a cenoura e corte-a em pedaços grandes (do mesmo tamanho). Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho com uma pitada de sal. Adicione a cenoura em pedaços e refogue mais um pouco em fogo alto. Adicione o caldo e deixe a panela tampada. Cozinhe até que a cenoura fique bem macia. Em um liquidificador, bata a cenoura cozida com o caldo do cozimento. Leve o creme de cenoura batido para a panela e adicione a quinoa em grãos. Cozinhe em fogo médio até a quinoa ficar cozida. Adicione o suco de gengibre e o mel. Coloque o suco do gengibre e o mel. Junte a coalhada seca, se desejar.  Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva quente ou fria. *Se gostar de sopa bem agridoce, coloque mais 1 colher (sopa) de mel. Rende 4 porções. Receita da consultoria gastronômica Dedo de Moça, de São Paulo.

Sopa de abóbora japonesa com gengibre

  1. 250 gramas de abóbora japonesa

  2. 1 colher (sopa) de azeite

  3. Água (o suficiente para cobrir o alimento)

  4. 1 colher (café) de gengibre ralado (ou mais caso queria  o sabor  picante)

  5. 1 dente de alho pequeno ralado na hora

  6. 1 colher (sopa) de azeite ou óleo de coco

  7. sal e pimenta-rosa a gosto

Retire a casca e as sementes de abóbora, corte em cubos e cozinhe na água até que fique al dente. Bata tudo no liquidificador, adicionando o líquido em que a abóbora foi cozida aos poucos, até alcançar a consistência desejada.  Em uma frigideira, refogue o alho e o gengibre ralado. Em seguida, acrescente a abóbora batida. Deixe o refogado apurar por 3 minutos e desligue. Ajuste o sal e a pimenta e sirva. Rende 1 porção. Receita da nutricionista Andrea Santa Rosa, do Rio de Janeiro.

Sopa Detox

  1. 2 inhames descascados

  2. 1 cenoura picada

  3. 1 abobrinha picada

  4. 1 xícara (chá) de couve picada

  5. 1 dente de alho picado

  6. ½ cebola picada

  7. 1 colher (chá) de açafrão ou cúrcuma

  8. 1 litro de água

Em uma panela, coloque a água para esquentar. Adicione o inhame, a cebola e a abobrinha, o alho e a cebola. Deixe cozinhar. Depois de cozido (vá monitorando com um garfo), bata tudo no liquidificador até a mistura ficar cremosa e volte para a panela. Coloque a couve picada e espere murchar. Adicione o açafrão e uma pitadinha de sal. Sirva com um fio de azeite. Rende 4 porções. Receita da rede Mundo Verde.

sopa vitalim

Sopa de quinoa, da Vitalim.


Sopa de Quinoa em Grãos

  1. 1 xícara (chá) de quinoa real  em grãos

  2. 200 g de ricota defumada em cubinhos

  3. 1 colher (sopa) de azeite de oliva

  4. 1 cebola pequena picada

  5. 2 dentes de alho picados

  6. 1/4 de pimentão vermelho picado

  7. 1 pimenta chapéu de frade picada

  8. 1 talo de salsão cortado em rodelas

  9. 1 cenoura pequena em cubinhos

  10. 1 colher (sopa) de salsa picada

  11. 6 gotas de molho de pimenta

  12. Sal | 1 e 1/2 litro de água

Numa panela, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, o pimentão e a pimenta por uns 5 minutos. Junte o salsão e a quinoa e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a cenoura, a ricota e a água. Tempere com sal e deixe cozinhar até o caldo engrossar e a quinoa ficar macia. Prove e ajuste o sal se preciso, tempere com molho de pimenta e acrescente a salsa, misture e desligue. Rende 4 porções. Receita da marca Vitalim.

Sopa de inhame com maçã e couve

  1. 300g de inhame

  2. 2 maçãs

  3. 1 cebola

  4. 5 folhas de couve

  5. 500 ml de água

  6. 4 colheres de sopa de azeite

  7. Sal a gosto

Leve ao fogo, em uma panela, o inhame descascado, a cebola em pedaços pequenos, a maça sem sementes e a água. Deixe cozinhar até que o inhame fique bem macio. Desligue o fogo. Bata tudo em um liquidificador, coloque novamente na panela e leve ao fogo a mistura, acrescentando sal e azeite. Deixe apurar o sabor por 5 minutos. Fatie a couve e coloque no caldo na hora de servir. Receita do Espaço Surya, de São Paulo.

#inverno #nutriçãofuncional #receitafuncional #sopa