Chia: como usar essa poderosa semente no dia a dia

Riquíssima em ômega 3, fibras solúveis e proteína, a semente de chia, além de supernutritiva, ajuda no funcionamento do intestino e  a sacia a fome. Confira algumas ideias práticas de como usá-la no dia a dia. São receitas fáceis e saborosas.

GEL DE CHIA

Quando em contato com substâncias líquidas, as sementes de chia formam uma espécie de gel  e aumentam até 10 vezes de tamanho – isso acaba dilatando o estômago e, por isso, proporcionando saciedade. Como fazer: coloque algumas colheres de chia em um copo com água, suco de uva integral ou leite vegetal  (coco e amêndoas) e deixe descansar por cerca de 4 horas ou de um dia parta o outro. Depois, é só comer em colheradas com frutas picadas por cima.

EM FORMA DE FARINHA


Pão com farinha e sementes de chia (Foto: aNaturalíssima)

Pão com farinha e sementes de chia (Foto: aNaturalíssima)


Basta bater as sementes no liquidificador e, depois, usar como uma farinha normal para o preparo de  bolos, pães e biscoitos. A receita do pão de grãos, na foto cima, por exemplo, leva a chia me sementes e como farinha.

NA TAPIOCA

Depois de espalhar a goma de tapioca no fundo da frigideira, salpique um pouco de chia. Essa combinação aumenta o valor nutricional da tapioca.

No iogurte, na fruta, no shake, no brigadeiro…..


iogurte com chia

O sabor neutro permita que ela seja adicionada a outros alimentos sem alterar o sabor deles. Dá para bater na vitamina, adicionar no iogurte, na sopa. E que tal a ideia de colocar na massa do brigadeiro antes de enrolar?

São pequenas formas de tornar pratos de guloseimas do dia a dia mais nutritivas.

{Equilíbrio: 1 colher de sopa de chia tem 47 calorias, portanto, apesar de saudável, e o excesso de consumo pode atrapalhar equem está me dieta de emagrecimento. Consuma até duas colheres por dia.}

#receita #receitafuncional