Estresse logo no começo do dia, letargia no meio da tarde, ansiedade antes de uma apresentação…Emoções comuns no dia a dia de trabalho podem ficar mais evidentes e constantes no home office. Já reparou? Para algumas pessoas é só um pico, para outras dura um pouco mais. E embora seja importante aceitar e acolher tais emoções, precisamos fazer um bom manejo delas. O lado bom é que, em casa, fica mais fácil buscar soluções em terapias alternativas e holísticas. A aromaterapia, por exemplo, é antídoto para todas questões citadas acima. Porque, então, não ter um frasco para combater os mais comuns na sua rotina?
Há muitas, muitas opções para trazer os óleos essenciais para o nosso home office. Por aqui, gosto de ter sempre por perto os cítricos, que elevam a vibração, ânimo e entusiasmo. Por outro lado, preciso foco e memória afiada também precisam de atenção. Abaixo, os óleos essenciais que auxiliam no meu expediente.
Óleos essenciais para foco, memória e entusiasmo
O Hortelã-pimenta é um OE muito relacionado à clareza e precisão mental e, por isso, também ajuda na atenção e memória. Do ponto de vista emocional, é um fortalecedor da resiliência e da vitalidade. O Cipestre também trabalha o foco e a atenção! Já o Gengibre entra em cena para elevar a confiança, o foco no presente, o vigor e entusiasmo para concretizar sonhos e projetos.
Se a demanda é tanta, assim com o estresse, que até a memória fica impactada, vale colocar o Alecrim na rotina, já famoso por ser o “óleo essencial do estudante”, justamente por ajudar antes de provas e apresentações de trabalho. Aliás, ele também ajuda em dores de cabeça provocadas por excesso de informação e preocupação – típicos de trabalho.
Óleos essenciais para equilibrar ânimo, letargia, frustração…
Os óleos essenciais cítricos elevam a vibração, despertam os sentidos e olhar para o presente-futuro. Bergamota e Mandarina são ótimos para afastar apatia, melancolia e tristeza. Tanto que muitos são usados em tratamentos de quadros de depressão. Laranja-doce, conhecido como um OE alegrinho, também ajuda muito a levantar o ânimo.
E não vamos esquecer do Eucalipto Glóbulos, além de ser um ótimo OE para os dias de inverno, pois ajuda muito na respiração, também ajuda a dar aquela “desanuviada” até mesmo após o expediente, quando as preocupações continuam acompanhando e pesando a mente…Nesta hora o Petigrant e a Laranja-doce (que relaxa sem dar sono) podem ser ótimos complementos no caso de você precisar engatar outros compromissos pessoais.
Para trabalhar a ansiedade
Tente entender a causa da ansiedade. Muitas vezes os OEs indicados para foco são boas opções para focar e concluir demandas que o preocupam. Em outros casos, é uma questão de relaxar corpo e mente, então vale ir de laranja-doce, por exemplo. Evite lavanda e erva-doce, por exemplo, durante o expediente, deixando-os para antes de dormir.
Como usar os óleos essenciais no home office
Se você divide o cômodo com outras pessoas, evite os difusores de ambiente e prefira inalar diretamente (em um lencinho) o OE antes de entrar no local ou mesmo mantê-lo em um difusor pessoal de colar. Já se o ambiente é de uso somente seu, vale até mesmo colocá-lo no ambiente por meio de um difusor elétrico. Ou quem sabe fazer seu próprio spray de ambientes, como esta receita caseira aqui. Cuidado com exagero. Não custa lembrar: tenha cuidado e não confunda óleos essenciais com essências, que são sintéticas e podem causar alergias, além de serem usadas só para perfumar, não tendo a eficácia terapêutica.
.
.
[ Difusores de ambiente, como este que também é umidificador, é óleos essenciais de marcas nacionais e orgânicas (Terra Flor, Cativa, Bioessência, By Samia, WNF…) podem ser encontrados na Use Orgânico. Nosso cupom de desconto por lá é o USEANATURALISSIMA ]
Amei o post! Eu e o marido estamos trabalhando de casa desde 2020 e sempre colocamos óleos essenciais pra criar o ambiente de trabalho. Gostei das dicas e vou incorporar alguns aqui hehehe.
Só corrigindo ali, o cipestre na verdade se escreve cipreste!
Obrigada pelos posts lindos de sempre!