Nadi Shodana: técnica respiratória que equilibra corpo e mente

Nadi shodana, também conhecida como respiração das narinas alternadas, é um pranayma (técnica respiratória) que equilibra  os canais direito e esquerdo, ou seja,  as polaridades: yin e yang, quente e frio, feminino e masculino… Não à toa, além de reduzir a ansiedade, trabalhando o sistema nervoso e ativar os canais respiratórios, também refina a energia sutil.

Tradicionalmente pelo Hatha Yoga, um pranayama é feito sempre ao final da prática dos ásanas, as posturas. Mas o Nadi Shodana pode ser feito a qualquer momento do seu dia com o objetivo de reaprender a colocar atenção na respiração, conectar corpo e mente e ancorar no presente.

Experimente a respiração das narinas alternadas

Nadi Shodana: como fazer a respiração das narinas alternadas (Foto: aNaturalíssima)


Em uma posição confortável, mas que seja possível manter  a coluna ereta (seja sentado no chão ou em uma cadeira), faça uma inspiração bem profunda, imaginando o ar preenchendo todo o seu corpo, chegando até o abdome. Depois, perceba o ar fazendo o caminho de volta e saindo pelas suas narinas. Por um tempo, respire naturalmente focando na inalação e exalação. Para começar o pranayama Nadi Shodana, pressione o polegar na narina direita e o dedo anelar na esquerda. Inspire pela esquerda enquanto bloqueia a narina direita com o polegar. Em seguida, bloqueie a esquerda e expire pela direita. Inspire para a direita e expire para a esquerda. Inspire para a esquerda, expire para a direita. Faça de três a seis ciclos. Ou o quanto se sentir confortável.

Vídeo: como praticar Nadi Shodana



View this post on Instagram


A post shared by marcela rodrigues 👁🌙 (@anaturalissima)


#bemestar #Yoga