top of page

Gerânio: o óleo essencial amigo da mulher da TPM à menopausa

Óleos essenciais trazem a medicina das plantas em gotas concentradas de ativos e propriedades. Dentre as centenas de tipos, muitos atuam como um bálsamo para questões do feminino, ajudando a tratar e suavizar sintomas de forma natural e gentil. Neste contexto, o gerânio é um dos mais populares sendo, inclusive, chamado de óleo essencial do feminino.

Extraído de flores e folhas de plantas da espécie Pelargonium graveolens, também conhecidas como malva silvestre, ele tem benefícios que vão do equilíbrio hormonal à regeneração cutânea. Envolvente e delicado, o aroma é um convite à reconexão e equilíbrio da energia feminina. Conheça mais sobre o óleo essencial de gerânio:

Gerânio: propriedades mental e emocional

Equilibra a mente e traz ânimo, reduzindo estresse, ansiedade e depressão. Regula o sistema hormonal, sendo útil para quem sofre de sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual. É um óleo essencial que proporciona sensação de acolhimento, segurança e estabilidade. É um OE muito empoderador e ajuda na reconexão feminina. Dica de uso: automassagem nos seios e no ventre. Pingue 3 gotas de gerânio em 20ml de um óleo vegetal de boa absorção aquecido em banho-maria. Aplique o óleo morninho nos seios e no ventre, massageando em movimentos circulares e delicados. E no ambiente: pingue algumas gotas em um difusor de ambiente. Seu aroma floral também é calmante e inspirador.

Gerânio e a saúde física

Como dito acima, ele regula o sistema hormonal, sendo útil sobretudo na TPM e na menopausa.  Tem propriedades que auxiliam no processo de eliminação de toxinas, reduzindo a retenção de líquidos e inchaço. Previne infecções, pois é estimulante do sistema linfático, além de ter propriedades analgésica e repelente de insetos. Dica de uso: Duas gotinhas em um lenço de tecido para inalar duas vezes ao dia ou em difusores de ambiente. Automassagem para aliviar os sintomas de TPM e menopausa.

Benefícios do gerânio para a pele

Além de ser regenerador cutâneo, equilibra a oleosidade, mantendo a pele flexível e viçosa. É ótimo para peles oleosas e mistas. Também tem propriedades cicatrizantes, sendo interessantes para peles acneicas. Dica de uso: óleo facial para usar duas vezes por semana; em um frasco de 30 ml, misture óleo vegetal (jojoba ou semente de uva) com 3 gotas de gerânio e 1 gota de Oe de lavanda. Aplique uma ou duas vezes por semana no rosto já limpo (observe e, em qualquer dúvida, consulte um dermatologista). Dicas do uso da aromaterapia para iniciantes, aqui! 

Gerânio: o óleo essencial do autocuidado feminino


[ Conteúdo parceiro entre Use Orgânico & aNaturalíssima. Use nosso cupom useanaturalissima na Use Orgânico. ]

bottom of page