top of page

DOSSIÊ FPS 2021\2022: confira os protetores conscientes, veganos, naturais e físicos avaliados






É um protetor solar com menor impacto ambiental que você procura? Livre das substâncias mais questionáveis de afetarem a saúde humana e os corais? Físicos, mas com uma cosmética confortável para o dia a dia? Mas quem sabe uma opção mais densa para esportes?


Respira que saiu o nosso *Dossiê de Protetores Conscientes Edição 2021\2022 . E afirmo: este é o primeiro verão da história com tantas opções.


Se no final do ano passado - que já foi um período revolucionário em lançamentos - , com menos ofertas físicas e naturais, fizemos um dossiê dos mais ecológicos aos convencionais de menor impacto, este ano, com mais lançamentos, foi possível curar uma lista com os mais limpos do mercado.


O setor continua se empenhando no desafio de conectar inovação aos insumos naturais sem deixar de lado a necessidade do conforto na cosmética. Mas é uma realidade o pouco investimento em atender a pele negra.


Não à toa, os lançamentos mais esperados conseguiram evoluir o conceito do filtro físico e mineral, reduzindo consideravelmente o chamado white cast. Um avanço importante no setor já que a melhora do residual branco não é sobre estética, é sobre inclusão.


Filtro físico, mineral e natural: temos! Avaliamos treze protetores de menor impacto: do natural ao clean - deles onze são nacionais




Elegemos para avaliar - rótulo, marca e sensorial - treze protetores que transitam pelas categorias natural, orgânica, vegana, cruelty-free e clean. Todos com filtros físicos como protagonistas. Alguns, mistos.


Para navegar pelo dossiê e conferir a curadoria A Naturalíssima


Na galeria abaixo, você encontra o dossiê completo que, originalmente foi publicado no em fases: parte I e parte II (em nosso perfil no instagram) com um card para cada protetor avaliado pelo nosso time: apuramos e confirmamos as informações mais essenciais para você fazer uma escolha responsável e autônoma.


Abaixo, no dossiê completo, você confere todos avaliados da minha curadoria, além de mini resenhas para cada um, a partir da experiência de diferentes convidados, entre experts e entusiastas da beleza limpa.


Foram avaliados protetores livres das principais substâncias suspeitas de impacto negativo na saúde humana ou nocivos aos corais, caso de alguns filtros químicos considerados tóxicos, como benzophenone-3 e também que tenham priorizado óxido de zinco não-nano*.



DOSSIÊ PROTETORES CONSCIENTES 21\2022 CONFIRA TREZE PROTETORES CONSCIENTES, NATURAIS, FÍSICOS E DE MENOR IMPACTO DISPONÍVEIS NO BRASIL + MINI RESENHAS


(basta ir clicando na seta à direita)







Expediente |

-Colaborou: Karen Faccin (pesquisa\reportagem) e Marilia Sennot (arte) -Edição: Marcela Rodrigues


Notas editoriais |

*O dossiê dos protetores conscientes é uma curadoria independente parte do especial Proteção Solar Consciente, produzida anualmente nas plataformas A Naturalíssima.

* Os preços foram pesquisados de outubro a novembro de 2021.

* O protetor corporal da marca Natura é o único que utiliza óxido de zinco nano. Sobre isso a marca se posicionou com o seguinte comunicado: " Formulado com um sistema de filtros inorgânicos na forma nano, o produto passou por uma ampla bateria de testes de segurança, o que confirmou sua compatibilidade com a pele e performance na proteção contra os raios UV. Segundo o Comitê Científico Europeu (SCCS), os filtros solares óxido de zinco e dióxido de titânio presentes na formulação em sua nano forma são seguros para o consumidor desde que utilizados dentro dos critérios regulatórios e em produtos não inaláveis."

*As resenhas foram cedidas pelos convidados e não representam vínculo comercial, tampouco podem ser usadas para tal finalidade.

* As informações sobre cosmética\sensorial são limitadas, pois variam de pele para pele, necessidade à necessidade. Logo, servem apenas para uma informação geral.

* Este conteúdo é autoral. Todos os direitos reservados. Não copie, compartilhe!







bottom of page