Workshop Slow Beauty I e II em São Paulo: fatos e fotos

Em novembro do ano passado, quando me reuni com a Isadora Caporali, CEO da Sublime Rituais, para definir as primeiras ideias do que chamamos, primeiramente, de Workshop de Beleza Consciente, não imaginava que interagiríamos com tantas mulheres na mesma direção. Pouco tempo depois, entrou em cena a Karina Viega blogueira do Acorda, Bonita, e o entusiasmo não poderia ser maior. Montamos uma programação tentando passar o conceito de beleza natural, consciente e sustentável de maneira integrada e acessível.

Nos últimos dois sábados, 23 e 30 de janeiro, com o apoio de parceiros como a Alva, a Bioart e a Lazlo, tivemos a certeza de que conseguimos nosso objetivo de reunir mulheres com a mesma paixão: o Slow Beauty – movimento que começou a surgir nos EUA nos últimos cinco anos e sugere um consumo de beleza consciente, sustentável e minimalista. Não à toa inspirou o nome oficial do nosso programa: “Workshop de Slow Beauty – Cosméticos Naturais e Consumo Consciente”.

Algumas pessoas entram nesta jornada pelo resgate da essência feminina, outras porque já levavam uma alimentação saudável e não viam mais sentido em comer bem e aplicar tanta química na pele – nosso maior órgão e que tudo absorve. Outras, ainda, pelo desejo de manter um nécessaire sustentável pensando no bem do planeta e dos animais. Algumas, até por modismo. Mas não importa o seu portal. Cada um tem seu tempo de despertar. O importante, contudo, é compartilhar tal conhecimento que por pouco não foi esquecido, mas, atualmente, vive uma movimentação no mundo todo. Nestes dois primeiros encontros, com duração de 5 horas cada, escolhemos o Espaço Zym, um  lugar cheio de energia boa no Alto da Lapa, aqui em São Paulo.


Espaço Zyn, nosso lugarzinho escolhido para os dois primeiros encontros (Foto: a Naturalíssima)

Espaço Zyn, nosso lugarzinho cheio de natureza escolhido para os dois primeiros encontros (Foto: a Naturalíssima)



1909961_454661381408043_6641457151494025764_n

Minhas pedrinhas de estimação + luz aconchegante no primeiro encontro, cujo clima estava mais ameno (Foto: a Naturalíssima)



decoração workshop slow beauty sp

Mesa comunitária para criar um climinha intimista, louças lindas para alegrar e kit de potinhos para cada uma colocar seus próprios cosméticos (Foto: Chirles Oliveira)


Higienizamos o rosto com sabonetes orgânicos, esfoliamos com uma máscara viva de de aveia e mel. Depois, aplicamos uma máscara  de abóbora – que gerou muita risada, aliás….


12549052_454661481408033_2051763675319236071_n

Um dos destaques foi o sérum rejuvenescedor… Mas o hidratante com óleos e manteigas 100% vegetais e cuja textura lembra um chantili também causou burburinho…


serumanti idade natural com óleos essencial

12540750_454661414741373_5335683331991285012_n

Em dois dias, recebemos mulheres de todas as idades – de 19 a 50 anos. De todas as nobres profissões: engenheira química, dona de casa, empresária, estudante, jornalista, fisioterapeuta, designer, bloggers…

Juntas, manipulamos ervas e óleos. Nos encantamos com aromas e reconhecemos a nossa beleza e a de cada uma. Tivemos  a experiência de nos maquiar com itens orgânicas veganas da Bioart e da Alva – duas marcas parceiras e em total sintonia com as nossas crenças de consumo…

Harmonizadas, retomamos saberes femininos antigos. Re-significamos a vaidade. Emponderamos. Geramos pouquíssimo lixo ao uno. Nos divertimos. E partilhamos saberes e amor pela ‪#‎belezaconsciente.