top of page

Receita natural: como fazer um óleo nutritivo e fortaceledor para unhas

Na minha jornada de estar com as unhas mais tempo ao natural do que esmaltadas, aprendi algumas lições. Esta última temporada já somam um ano e cinco meses. Com o tempo, reaprendemos a gostar delas exatamente como são, sobretudo em cor. E podemos sim usar esmaltes mais conscientes, mas reduzir o consumo deles é sempre a melhor opção (bom, esta é uma lição universal da transição para a beleza natural).

Mas entendi, sobretudo que as unhas também merecem cuidados para além da tesourinha e da lixa. Isso garante uma aparência saudável (sem descamação e manchas, por  exemplo). Vale destacar que as unhas (e toda a sua estrutura) são altamente absorventes.

Além de aproveitar os próprios produtos (naturais) para o corpo e mãos, como hidratantes, para cuidar das unhas, há alguns anos uso também um óleo nutritivo que faço em casa especialmente para esta função. Abaixo, uma receita potencializada com óleos essenciais. Mas se você não tem OES, o óleo vegetal por si só já é bastante nutridor. Neste caso, do OV puro, use-o como um hábito diário.

Receita: óleo natural, nutritivo e fortalecedor para as unhas

Marcela Rodrigues, expert em beleza natural e óleo para unhas caseiro


Ingredientes:

De 15 a 30 ml de bom óleo vegetal (semente de uva, castanhas, amêndoas, jojoba, girassol) 2 cravinhos-da-índia OU 1 gota de óleo essencial de cravo 2 gotas de óleo 1 frasco de vidro com tampa

Como fazer: Coloque tudo em um frasco de vidro e agite. A validade vai depender da data descrita em cada item usado. Como todo produto artesanal, fique de olho na aparência e no aroma.

Se o frasco for de esmalte, pincele direto nas unhas. Se for comum, com tampa, aplique com um lencinho, um guardanapo ou direto com as mãos. Aproveite e massgeie as suas unhas.

Este óleo natural para as unhas pode ser aplicado, no mínimo, duas vezes por semana. Ou o quanto sentir de necessidade.

Aqui você pode assistir ao vídeo completo:

bottom of page