Participei dos Melhores da Beleza 2018

Antes que o ano termine, venho contar que há alguns meses fui convidada a sair da nossa bolha verde. A jornalista Maria Cecilia Prado, do blog Beauty Editor, e a blogueira e nutri Chris Castro, me convidaram pra compor um pool de influenciadores pra eleger os produtos de beleza que se destacaram esse ano (não necessariamente lançamentos). Já logo pensei: mas eu, depois de tanto tempo no meio de produtos convencionais com minhas humildes (porém maravilhosas) indicações Slow Beauty?! Pois não é que a ideia delas enquanto organizadoras nesse primeiro Melhores da Beleza 2018 também não era começar a inserir os veganos/orgânicos/naturais?!  Cada categoria teria um especial nesse nicho! E não é q alguma apareceram até fora dela!

Fiquei bem animada pra levar minhas indicações (uma sacola recheada) além da bolha verde! Algumas foram emplacadas, e as que não, ficaram lá, no ar, para as meninas todas conhecerem!

Abaixo, comento alguns da lista, que é gigante (mais de 70 categorias) – foi muito bom pra eu me atualizar do mercado convencional! Não dá pra ficar tão alheia, afinal nosso sonho é que ambos se juntem! . Abaixo, os eleitos das influenciadoras. A lista completa você pode acessar no beauty editor, no blog Chris Castro e nos das demais participantes  – endereço de todas abaixo dos que escolhi para destacar entre os eleitos.

PARTE 1 – tratamentos e cuidados faciais

  1. Categoria: demaquilante / água micelar

O produto eleito: Bioderma Sensibio

Os motivos: 1. não irrita a pele, mesmo quando ela é sensível; 2. apesar da ação delicada, é muito eficiente – consegue remover toda a maquiagem.

  1. Categoria: tônico

O produto eleito: Caudalíe Vinopure Lotion Purifiante

Os motivos: 1. é livre de parabenos, triclosan, ftalatos e ingredientes de origem animal – a marca criou uma fórmula clean, bem de acordo com as novas propostas para cosméticos com uma pegada mais natural. 2. Combina ativos de controle da oleosidade, óleos essenciais equilibrantes (lavanda, alecrim etc.), água de rosas e ativos antioxidantes em uma formulação bem completa; 3. tem uma fragrância irresistível.

  1. Categoria: protetor solar facial

O produto eleito: Biossance Squalane + Mineral SPF 45

Os motivos: 1. apesar de ser mineral, não deixa a pele esbranquiçada; 2. espalha fácil e seca rápido; 3. deixa a pele com um toque acetinado; 4. tem um bom FPS (45) para usar no dia a dia; 5. ajuda na hidratação.

  1. Categoria: protetor solar facial para pele oleosa

O produto eleito: Isdin FPS 50 Oil Control

Os motivos: 1. tem uma consistência bem leve; 2. é fácil de aplicar e de espalhar; 3. não deixa a pele com aspecto esbranquiçado ou pesado; 4. não tem perfume – é neutro, agradável de usar.

  1. Categoria: protetor solar facial com cor

O produto eleito: Anthelios Color Dose

Os motivos: 1. inova a forma de usar protetor com cor: você pode escolher o protetor tradicional que quiser e depois customizar o seu tom acrescentando o  pigmento escolhido; 2. seus componentes ajudam a potencializar a proteção solar (funcionam como um reforço na barreira física). 3. por ser encontrado em seis opções de tonalidade, que podem ser usadas individualmente ou combinadas entre si, atende a mulheres dos mais variados biótipos, inclusive as que têm pele bem morena ou negra.

  1. Categoria: protetor solar compacto

O produto eleito: Adcos  Filtro Solar PFS 50 Pó Compacto

Os motivos: 1. oferece alto FPS (50) para o uso diário; 2. proporciona uma ótima cobertura; 3. tem várias opções de cor – atende de pele clarinha a morena escura; 4. não é testado em animais.

  1. Categoria: máscara facial em pasta/gel com apresentação tradicional (em pote ou bisnaga)

O produto eleito: The Body Shop Himalayan Charcoal Purifying Glow Mask

Os motivos: 1. inclui argila e pó de carvão para um efeito purificante potente; 2. ativos vegetais, como óleo de tea tree e chá verde, entram para incrementar o efeito detox; 3. inclui substâncias calmantes, como o aloe; 5. Tem fórmula vegana.

  1. Categoria: bruma hidratante e/ou equilibrante

O produto eleito: La Mer Brume de La mer

Os motivos: 1. inclui o concentrado de tratamento à base de algas marinhas que é exclusivo da marca e também minerais, óleos vegetais e água de rosas – uma fórmula com vários ativos de tratamento em suspensão; 2. reequilibra, refresca e hidrata; 3. não atrapalha o uso de maquiagem; 4. é uma extravagância que vale a pena.

  1. Categoria: natural, orgânico, cruelty free ou vegano para o rosto

O produto eleito: Simple Organic Facial Serum

Os motivos: 1. não testado em animais e com fórmula vegana; 2. é feito com um blend de óleos (de semente de girassol, de açaí, de coco e de semente de babaçu) bem leve e de fácil absorção; 3. hidrata e deixa a pele do rosto com viço; 4. tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias; 5. é versátil: pode ser usado também no cabelo e para suavizar as cutículas.

PARTE 2 – tratamentos e cuidados corporais

  1. Categoria: hidratante corporal

O produto eleito: Riô Bruma Hidratante

Os motivos: 1. é tão fluido e leve que vem em embalagem spray; 2. apesar da leveza, é recheado com ativos de tratamento de eficácia comprovada, como óleo de semente de uva, vitamina E, manteiga de karité, pantenol, extrato de coco e várias algas marinhas; 3. não é testado em animais e não contém parabenos e derivados do petróleo; 4. é prático de aplicar e tem fácil absorção.

Categoria: sabonete corporal

Desses, alguns foram eleitos (Foto @fe.pio)


  1. Categoria: óleo corporal

O produto eleito: Weleda Óleo Corporal Romã

Os motivos: 1. ótimo tanto para massagem como para o uso no pré e no pós banho; 2. o aroma frutal levemente cítrico é bem agradável; 3. Apresenta ações emoliente e antioxidante; 4. promete melhorar a firmeza da pele com o uso contínuo; 5. livre de óleos minerais e seus derivados, corantes sintéticos e conservantes sintéticos. ÓLEO 100% VEGETAL aprovado pelas naturebas!

  1. Categoria: exfoliante corporal

O produto eleito: The Body Shop Almond Milk & Honey

Os motivos: 1. Em vez de partículas sintéticas, usa casca de amêndoas moída para fazer a exfoliação da pele; 2. contém mel  e leite de amêndoas na composição, o que torna sua fórmula suave e também hidratante; 3. sua textura é consistente na medida: nem delicada demais a ponto de não remover células mortas, nem áspera a ponto de irritar.

  1. Categoria: natural, orgânico, cruelty free ou vegano para o corpo

O produto eleito: Souvie Loção Corporal Orgânica Certificada Ser+

Os motivos: 1. é composto com óleo de açaí orgânico e manteigas orgânicas de murumuru e de cupuaçu; 2. não contém sulfatos, parabenos, óleos minerais, silicones, fragrâncias sintéticas e corantes e não é testado em animais; 3. a consistência é muito fluida e a absorção é bem rápida; 4. apesar disso, hidrata bastante.

PARTE 3 – maquiagem

  1. Categoria: base fluida luminosa

O produto eleito: La Mer Soft Fluid Long Wear Foundation

Os motivos: 1. proporciona ótima cobertura com muita naturalidade – não imprime textura de produto, e sim se funde com a pele; 2. oferece proteção suficiente para o dia a dia (FPS 20); 3. é muito luminosa, dá efeito fresco; 4. inclui o concentrado de algas da marca, que ajuda a revitalizar a pele; 5. não inclui parabenos, sulfatos e ftalatos.

  1. Categoria: base cremosa luminosa

O produto eleito: Too Faced Born This Way

Os motivos: 1. sua cobertura vai de média a alta, mas com naturalidade; 2. é bem luminosa, dá um efeito glamouroso; 3. inclui ácido hialurônico na composição; 4. encontrada em 24 cores; 5. é vegana e cruelty free.

  1. Categoria: máscara para cílios

O produto eleito: Too Faced Better Than Sex

Os motivos: 1. deixa os cílios muito encorpados; 2. a pigmentação é muito boa – o tom de preto é preto mesmo, bem intenso, e não grafite; 3. o pincel com formato abaulado (mais estreito no centro, mais cheio nas extremidades) distribui muito bem o produto por todos os fios; 4. é vegano.

  1. Categoria: delineador

O produto eleito: Kat Von D Tatoo Liner

Os motivos: 1. é super pigmentado; 2. a canetinha tem a ponta muito precisa, que facilita fazer todo tipo de traço (é só mudar a angulação); 3. é à prova d’água; 4. desliza muito bem sobre a pele, facilitando a aplicação; 5. é vegano.

  1. Categoria: esmalte escuro

O produto eleito: Granado Esmalte Fortalecedor Pink Isabella

Os motivos: 1. a cor, um marrom puxado para o vinho, é ao mesmo tempo moderna e elegante; 2. conta com fórmula 5free; 3. inclui componentes de tratamento, como vitamina E e cálcio; 4. tem secagem rápida.

  1. Categoria: natural, orgânico, cruelty free ou vegano em maquiagem

O produto eleito: Face It Batom Blind Date

Os motivos: 1. tem uma cor linda: um vermelho caminhando para o amora que é moderno e atemporal ao mesmo tempo; 2. a cobertura é ótima; 3. a fórmula é vegana e cruelty free, com alta concentração de ativos orgânicos.

PARTE 4 – cabelo

  1. Categoria: xampu e condicionador para cabelo ressecado

O duo eleito: L’Oréal Professionnel Nutrifier Glycerol + Coco Oil

Os motivos: 1. apesar de a formulação ser altamente hidratante, não deixa o cabelo pesado; 2. traz flexibilidade e maciez; 3. Não contém silicones na composição; 4. a fragrância, com nota de jasmim, é deliciosa.

  1. Categoria: natural, orgânico, cruelty free ou vegano em cabelo

O produto eleito: Cris Dios Day by Day Conditioner

Os motivos: 1. inclui vários óleos essenciais, que não só atuam sobre a fibra capilar como também substituem os conservantes tradicionais, colaborando para manter a fórmula íntegra e funcional; 2. não inclui parabenos, triclosan e EDTA; 3. inclui vários aminoácidos reestruturantes (arginina, serina,alanina…) que ajudam a manter os fios fortes e resistentes; é vegano e cruelty free.

O time de beleza envolvido

Na primeira reunião (a que levei minhas sacolas de cosméticos verdes) clicadas pelo @fe.pio . Cecília e Chris são as organizadoras


Amanda Britto, starving.com.br, @blogstarving

A carioca do grupo é designer e social media. Dá aulas sobre marketing digital, faz produção de conteúdo para algumas marcas e tem o blog Starving há quase nove anos. Nele, fala bastante de beleza e sobre o Carnaval – é apaixonada pela festa e por todos os brilhos envolvidos!

Chris Castro, nutricaoebeleza.com.br, @chriscastro1

Nascida na Paraíba e radicada em São Paulo, a nutricionista por formação criou o blog Nutrição e Beleza há quatro anos, no qual compartilha resenhas, conteúdos de beleza variados e, claro, dicas nutricionais. Sua maior paixão é pele e até criou um programa para cuidar dela por fora e por dentro, batizado de Pele Radiante.

Juliana Goes, julianagoes.com.br, @jujulianagoes

Jornalista, youtuber (seu canal está recheado de tutoriais de maquiagem) e criadora do blog Juliana Goes, combina beleza, estilo de vida e maternidade em seus conteúdos. É autora publicada – do livro A Liberdade de Ser Quem Você É – e defende que as pessoas se libertem dos padrões para encontrar seus próprios caminhos.

Marcela Rodrigues, anaturalissima.com.br, @anaturalissima

Formada em Jornalismo, começou a atuar nas editorias de saúde e de cultura, migrou para beleza e depois criou seu blog, focado em beleza consciente e natural. Se formou em instrutora de hatha yoga em editação e se dedica a estudar práticas voltadas para o autocuidado, como ancestralidade feminina, aromaterapia e fitoterapia Pesquisa o mercado de cosméticos naturais há mais de seis anos e hoje, além de escrever no seu blog A Naturalíssima, dá workshops sobre o assunto e até faz alguns de seus próprios cosméticos.

Maria Cecília Prado, beautyeditor.com.br, @mceciliaprado

Apaixonada por beleza desde criancinha, amava desenhar catálogos de produtos e brincar com as maquiagens da tia. Foi editora em algumas das principais revistas femininas brasileiras (Elle, Claudia, Estilo) e, durante essa trajetória, publicou um livro (A Beleza dos Signos) e se apaixonou por fazer conteúdo online. Há cinco anos criou o site Beauty Editor, onde a beleza é o tema exclusivo.

Marina Fabri / Coisas de Diva, coisasdediva.com.br @marinafabri / @coisasdediva

Faz parte do trio curitibano que criou, há dez anos, o blog Coisas de Diva. Resenhas são a especialidade do grupo, mas decoração, moda e viagens também entram na pauta, sempre de um jeito divertido, despretensioso e leve.

Marina Smith, 2beauty.com.br, @marina2beauty

A gaúcha da nossa turma já foi publicitária e web designer, mas deixou essas áreas de lado para se dedicar ao seu blog, o 2 Beauty. Começou falando apenas de maquiagem, mas hoje combina os temas de beleza a outros, como literatura, cinema e séries de TV (é, inclusive, embaixadora do Telecine). Tem uma marca de cosméticos própria, que gerencia em parceria com a mãe.

Renata Kalil, perdidanomappin.com.br, @renatakalil

O nome do seu blog não é esse por acaso: ela se perdeu no Mappin mesmo, isso quando tinha quatro anos. Os pais a encontraram extasiada (e de batom vermelho) bem no meio da seção de cosméticos da loja de departamentos. Colabora com o site da jornalista de moda Lilian Pacce e, antes de lançar seu próprio endereço na web, foi editora de beleza da revista Glamour.

#beleza #BelezaNatural #ConsumoConsciente #desodorante