Hidratante caseiro e vegano para as mãos

O aplica-reaplica álcool gel, e lava-esfrega com água e sabão, são rituais extremamente importantes para a segurança da nossa saúde, mas tem um efeito desconfortável: ressecam a pele, gerando coceiras, dermatites e até feridas. Nada que um creminho nutritivo não resolva – desde que seja livre de parabenos, derivados de petróleo e crueldade animal, lógico.

Confira duas receitas para fazer seu bálsamos nutritivo para as mãos em casa. Manteigas e óleos vegetais são os protagonistas das fórmulas a seguir – a base é a semelhante, mas abaixo você verá duas variações. Óleos essenciais ajudam a personalizar  e perfumar de maneira natural.

Manteigas e óleos vegetais para nutrir a pele (Foto: blog aNaturalíssima)

Manteigas e óleos vegetais para nutrir a pele (Foto:  aNaturalíssima)


Como fazer creme caseiro natural para as mãos

Bálsamo nutritivo vegano e natural – receita I

5 colheres de manteiga de cacau ralada (ou karite ou de manga) 2 colheres de óleo de coco 3 colheres de azeite ou óleo de gergelim ou girassol (ou semente de uva, amêndoas…) 5 gotas de óleo essencial de lavanda ◇

Em um potinho de vidro ou louça, derreta a manteiga em banho-maria. Junte e misture os óleos vegetais. Quando conseguir uma textura homogênea (mexa com uma espátula devidamente esterilizada), transfira para um potinho de vidro com tampa, adicione o OE e agite por uns 5 segundos. Deixe um uma superfície plana por uns 5 minutos e leve à geladeira para solidificar. Versão 2: depois de juntar os óleos vegetais, leve por 10 min à geladeira (não deixe endurecer!) e, depois, bata por um minuto com um mixer, antes de chegar ao ponto chantilly. Fica mais creminho.

[Receita II*

20g de manteiga de cupuaçu ou karité 20ml de óleo de amêndoas doces 1 colher (chá) de cera de candelila. 

Derreta a manteiga e a cera em banho-maria. Depois de derretidas, desligue o fogo adicione o óleo vegetal em mexa bem até formar uma mistura homogênea. Pode colocar uns 5 minutinhos na geladeira também. Quando estiver na temperatura ambiente, acrescente 2 ml de vitamina E e 5 gotinhas de óleo essencial (como gerânio, lavanda, ou ylang ylang) e misture novamente. Transfira para um potinho devidamente esterilizado e leve à geladeira por cerca de duas horas. *Esta fórmula é uma sugestão da leitora  e aromaterapeuta Giovanna Fischer enviada em uma ação em nosso instagram.

#DIY #FaçaVocêMesmo #ReceitadeBeleza