"Ler" um rótulo, ou melhor, compreender a composição de um cosmético, não é uma missão impossível ou restrita a profissionais de saúde. Mas também não é tarefa fácil. Já publicamos aqui o "guia da leitura de rótulo" com dicas espertas para o momento da compra. Mas entender os ingredientes produto a produto continua sendo o maior desafio.
Afinal, são mais de duas mil susbstâncias consideradas suspeitas de impacto - seja na saúde humana, seja no meio ambiente - dentro dos produtos de beleza e higiene.
Sem contar que o impacto delas tem um peso sozinho e outro após ser associado a mais ativos numa mesma fórmula. Ou seja, a interpretação pede muito cuidado. E inda bem que na missão de decifrar os componentes cosméticos, temos cada vez mais ajuda da tecnologia.
Confira quatro ferramentas para pesquisar substâncias cosméticas e compreender os rótulos dos produtos de beleza.
1 - LIMPP.COM.VC
Primeira plataforma brasileira para pesquisa de ingredientes nos cosméticos. Faz uma tradução científica independente e permite que o usuário pesquise por uma substância e, em segundos, tenha acesso a um resumo e os diversos impactos dela.
2 - Environmental Working Group
O EWG é o aplicativo pesquisa sobre a composição dos cosméticos mais popular. Basta acessar o site e procurar por uma substância ou produto. Um ponto fraco é que a maioria dos produtos que temos aqui no Brasil não aparecem.
3- Ingred
Por meio de uma foto do rótulo, traduz as informações das embalagens. É possível elaborar uma lista de substâncias que deseja eliminar da rotina.
4- Think Dirty
Basta abrir o app e apontar a câmera do aparelho ao código de barras na embalagem. Em poucos segundos, todos as informações aparecem na tela. Pena que só está disponível em inglês.
tem um site muito legal pra ver se um cosmetico é ou n low/no poo, se chama "detetive poo"