Doze atitudes para manter a saúde da pele no frio

1 Beba água

Vamos começar pelo óbvio, essencial e inegociável: não esqueça de beber água no frio. Tente manter os dois litros de água por dia. Por aqui eu sigo a linha ayurvédica e evito água gelada, procurando beber o líquido em temperatura ambiente para manter o agni (fogo digestivo) ativo. E organismo, sobretudo intestino funcionando bem, tem um grande impacto em uma pele saudável.

2 Higienize a pele com fórmulas mais leves

Há grande possibilidade de a sua pele ficar mais delicada e sensível durante o frio. E a cada vez que você tenta remover sujeira de um dia inteiro ou mesmo maquiagem pode ir junto boa parte da camada de hidratação natural. Descamação, vermelhidão e outras reações mais leves, porém chatinhas, como o efeito craquelado, estão entre os resultados. Nesta temporada é interessante priorizar sabonetes com propriedades hidratantes e loções de limpeza para peles secas – mesmo que a sua não seja-, caso dos leites de limpeza e espumas para peles sensíveis. Até um bom óleo 100% vegetal limpa a pele com a gentileza que ela merece.

3 Faça uma oleação pré-banho

Oleação corporal (Imagem: aNaturalíssima)


Que água muito quente faz mal para os cabelos e para a pele todo mundo sabe. Mas todo mundo também adora uma temperatura quentinha. Mesmo no modo morno a pele pode ressecar mais, sobretudo se for uma ducha mais longa. No frio eu costumo olear o corpo com um bom óleo vegetal. Aplico do corpo todo e entro no banho normalmente. Já saio praticamente hidratada (se sinto necessidade, aplico algum hidratante nas áreas mais secas, como pés) e com a hidratação natural preservada.

4 E depois, refresque!

Qualquer banho mais morninho – até mesmo o vapor quente da água –  deixa a minha pele bem vermelha e sensibilizada. Para refrescar e suavizar a vermelhidão, borrife água nutritiva ou uma bruma hidratante  logo depois. Mostro duas opções mais abaixo.

5 Hidrate

Das dicas óbvias, mas que precisam ser estratégias. É nessa época que gosto de fazer a receita do chantilly corporal caseiro. Coloco em potinhos e uso nas áreas mais secas do rosto, como joelhos, pés e braços – no meu caso.

6 É a hora do óleo facial #receita

Óleo de jojoba ou semente de uva (verifique se são 100% naturais, sempre) – ambos tem boa absorção – com uma sinergia de óleos essenciais que cuide da regeneração cutânea pode ser bem interessante para você usar em dias de pele ultra-ressecada, descamando, sabe?! O frio é uma boa oportunidade para desconstruir o medo de usar óleo direto no rosto. Aqui há algumas ideias de sinergias e quantidades.

7 Renove

Fórmula versátil: esfolia e atua como anti-celulite (Foto: a naturalissima)


Esfolie a pele a cada duas semanas. Prefira fórmulas mais leves, que removam as células mortas de maneira mais delicada. A receita do esfoliante de café é perfeita. Mas abaixo conto que estou usando uma manteiga esfoliante e hidrata ao mesmo tempo!

8 Hidrate suas cutículas!

Use seu hidratante corporal ou mesmo o seu balm labial para massagear as cutículas e mantê-las saudáveis.

9 Trate a pele dos seus lábios como trata a do seu rosto!

Escolha um lipbalm e faça dele seu melhor amigo. Ao acordar, como um tratamento noturno, após escovar os dentes e antes do batom. A pele da boca é muito mais delicada que a do resto do corpo e pede capricho. Vez ou outro, faça uma leve esfoliação (gosto dessa receita aqui), mas hidrate bem antes,

10 #DIY Adote a vaporização facial na sua rotina

Sauna faial: ervas e flores desintoxicam e nutrem a pele (Foto: Paula Lira para o blog)


Há rituais de beleza que são perfeitos no frio. A vaporização facial, que eu também chamo de “sauna botânica” usa as propriedades calmantes e cicatrizantes  das ervas para nutrir a pele. Aquele, acalma e relaxa seu momento.

11 Atualize o seu necessaire

No frio, sobretudo nessa época mais seca, eu sinto necessidade de mudar minha rotina de uso de produtos. Motivo: minha pele fica (bem) mais sensível e seca fruto do evento, contato com água quente e até o vapor no banho. Então sinto que preciso de um cuidado um pouco mais carinhoso: fórmulas confortáveis, cremosas, e multifuncionais – que é para eu não seguir no fluxo de usar tanta coisa, mesmo sentido necessidade. Nesta foto acima estão meus favoritos e são todos daqui.

12 Desfrute do sol matinal

Não há nada mais prazeroso do que um banho de sol no inverno. E prazer, definitivamente, deixa a pele mais reluzente. Mas a verdade é que doses diárias de sol matinal – aquele antes das 10h da manhã – deixam a pele mais resistente e garantem seu aporte de vitamina D.

Parceria // A Use Orgânico oferece 10% de desconto em todos os produtos da loja para as leitoras aNaturalíssima. Basta usar o código anaturalissima (tudo junto e minúsculo) no final da compra.

#frio #hidratação #inverno #pele