top of page

DIY: máscara anti-inflamatória (vegana) de cúrcuma



*A matéria abaixo é de 2018, mas, como contei aqui nesta matéria de outubro\2021, a máscara facial caseira de cúrcuma não faz mal, mas também não teria nenhuma eficácia - conforme apontam artigos científicos e especialistas. Para ler, clique aqui. Mas esta matéria abaixo será mantida a título de registro.


A cúrcuma, também chamada de açafrão, é uma das especiarias mais anti-inflamatória do mundo. Eu sou um tanto obcecada por pitadas de cúrcuma em vitaminas, mingaus e chás – herança de um tratamento ayurvédico. Na beleza, adoro fazer variações de máscaras bem amarelas e iluminadas com ela. A fama de rejuvenescedora não é à toa: graças a um fitoquímico chamado curcumina, a cúrcuma (ok, você pode chamar de açafrão mesmo) é súper anti-inflamatória. Dizem (porém não achei nenhum indício científico) que: suaviza vermelhidão e irritações, , ajuda a curar espinhas, e acalma queimaduras solares. É uma máscara de ouro!


Máscara facial anti-inflamatória de cúrcuma na versão vegana


Uma das receitas de beleza com a cúrcuma mais antigas de que se tem notícia leva apenas três ingredientes: 2 colheres de sopa (rasas) de cúrcuma em pó (moída) +  leite de coco ou de amêndoas (o suficiente para formar uma papinha com a quantidade escolhida para a cúrcuma)  + 1 colher de mel. (Não leve as medidas tão a sério. O importante é formar um creminho).


Como fazer: misture os ingredientes até formar uma papinha não tão grossa. Aplique na pele do rosto e estenda até o pescoço. Deixe descansar de 15 a 30 minutos e retire com água morna. A cúrcuma tem aquela cor maravilhosa e não vai sair tão fácil do seu rosto. Tenha paciência e retire com ajuda de uma toalhinha ou disquinhos de crochê. Depois de lavar, eu costumo passar algum demaquilante ou mesmo óleo para remover o que sobra.


Evite toalhas brancas! Açafrão é altamente incrível para tingimento!

Leite de coco para adicionar cremosidade e potencial hidratante (Foto: a Naturalíssima)


Possível função da máscara: anti-inflamatória e antioxidante.

 

Versão vegana: a receita original usava leite animal e, atualmente, faz mais sentido substituirmos pelo leite de coco, que é bem suave. E se você já não consome mel, você pode excluir este ingrediente da mistura sem problemas. 

Truque: usei um pouco do bagaço do leite de coco para esfoliar (Foto: a Naturalíssima)


Dicas extras: evite roupas novas e clarinhas para seu ritual – vai tingir! Para misturar os ingredientes, evite também potinhos brancos (o meu é, mas eu só uso para isso!). No banho, evite também toalhas brancas. Ao lavar o rosto, retire com água corrente – de fria a morna -, e use uma buchinha para ajudar a tirar tudo. Talvez você fique um pouco amarelada após se lavar. Neste momento, use um disquinho de crochê ou toalhinha para aplicar um pouco de óleo vegetal ou demaquilante.


Comments


bottom of page