top of page

DIY: esfoliante corporal natural de café anti-celulite

Minimalista e multifuncional, esse esfoliante é fácil de fazer, pede apenas ingredientes que qualquer cozinha deve ter, gera quase nenhum lixo e tem um aroma encantador para as papilas gustativas. É uma receita bem interessante para quem está começando a se aventurar no universo slow beauty. Isso porque, além de simples, substiui os esfoliantes convencionais que, caso tenham microesferas de plástico (já contei os perigos delas aqui) tem um impacto ambiental absurdo.

Como fazer: esfoliante de café corporal anticelulite

Você vai precisar de:

(Foto: a Naturalíssima)


  1. Pó de café: além da a textura em pó promover uma esfoliação bem suave, o café tem propriedades termogênicas que atuam direto na circulação (o desequilíbrio desta função é uma das grandes causas da celulite).

  2. Açúcar cristal: (a ação dele é a líder desse trio que remove as células mortas).

  3. Azeite: Ele dá a textura cremosa que une os dois ingredientes, evita que o açúcar arranhe a pele, hidrata e faz a função de carreador do óleo essencial. Mas você também pode usar óleo de semente de uva, abacate, amêndoas, gergelim. Desde que seja 100% vegetal.

  4. Óleo essencial: OEs como lavanda (anti-inflamatório), laranja-doce (depurativo), junípero (diurético) tem um efeito desintoxicante e que ativam a circulação. Escolha um deles e pingue quatro gotinhas em um potinho com o da foto (de 50 ml).

Vamos ao passo a passo?

Esse é o tipo de receita que não costumo usar e nem indicar meditas exatas. Sabe quando tem aquele restinho de pó de café ou mesmo uma sobrinha de azeite? É em uma dessas ocasiões que costumo fazer esta fórmula.

O importante é você conseguir uma textura bem cremosa, mas que o grão de açúcar se destaque – afinal, eles serão os protagonistas na missão de remover células mortas.

Os grãos do açúcar farão uma ação mecânica de remoção das céluals mortas (Foto: a Naturalíssima)


O café tem ação anti-inflamatória e ativa a circulação (Foto: a Naturalíssima)


Atenção: para não errar na mão e criar uma fórmula líquida demais (a sujeira sob o chuveiro será maior e os grãos de açúcar podem machucar a pele), coloque primeiro o café e o açúcar. Misture os dois.

Café + azeite + açúcar orgânico (Foto: a Naturalíssima)


Depois, aos poucos, vá adicionando o óleo de preferência ( neste caso, usei um restinho de azeite que tinha em casa) e misture. Quando conseguir uma textura bem pastosa – como a foto acima-, você criou o seu esfoliante!

Olha ele aí que graça – se prepare para uma aroma irresistível! Se sobrar, guarde fechadinho na geladeira por até três meses.

Olha aí que gracinha nosso esfoliante de café com ingredientes de comer! (Foto: a Naturalíssima)


Receita menos lixo? No lugar do pó do café, use a borra que sobrou do cafezinho da tarde! Neste caso, basta esperar ela secar e juntá-la aos outros ingredientes. Neste caso, sugiro que você use no mesmo dia.

Para quem quer entender mais porque é tão importante optar por esfoliantes biodegradáveis? Aconselho este artigo aqui!

bottom of page