Receita: chantilly corporal para peles secas

A beleza feita em casa precisa ser segura, simples e generosa com o nosso corpo. O que vale a pena fazer em casa? Pense naquele produto que você usa com frequência e, cuja formula, se não for saudável, pode trazer algum dano a longo prazo. Pense naquele item que você não vive sem. E que adoraria que fosse natural, gentil e fizesse parte  do seu ritual de beleza.

No meu caso, o hidratante corporal é um deles. Esse “chantilly” me acompanha há mutos anos – eu reproduzia as receitas de sites gringos e, depois, conforme fui estudando aromaterapia e cosmetologia, me sentia segura para ir variando os ingredientes e até as medidas. Na fórmula, óleos vegetais e manteigas com poderes ultra hidratantes – tanto eu costumo fazer no inverno -, óleos essenciais.

O resultado é um chantili 100% natural ideal para peles secas.  Rende uma boa quantidade a receita que ensino abaixo – mas lá no final dou dicas de como aproveitá-la.

Mas a beleza feita em casa também precisa ser intuitiva. Então, depois de conferir a receita, sinta (e pesquise) se estes ingredientes são os melhores pra você. Talvez, outro óleo essencial, outros óleos vegetais.  A minha  costuma ser assim:

Receita: chantilly corporal vegano para peles secas

  1. 70 g de manteiga de karité

  2. 100 g de óleo de coco (ou babaçu)

  3. 130 g de manteiga de cacau

  4. 60 ml de óleo de abacate

  5. 40 ml de óleo de amêndoas (ou linhaça ou semente de uva ou gérmen de trigo)

  6. 35 gotas de óleo essencial de laranja doce ou lavanda

Coloque as manteigas e o óleo de babaçu em um recipiente de vidro e leve em banho-maria até derreterem completamente. Depois, retire do banho-maria e adicione os óleos vegetais. Mexa suavemente até incorporar todos os ingredientes.

Chantilly corporal: manteigas e óleos derretem em banho-maria (Foto: Paula Lira para aN)


Aguarde até a mistura esfriar um pouco e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (o objetivo é adquirir uma textura densa, quase dura mesmo). Retire da geladeira e bata a mistura com uma batedeira até atingir a consistência de chantilly. Por fim, adicione os óleos essenciais e misture bem.

Por não levar água na composição, essa formulação dura cerca de 6 meses. No calor, ela pode perder a consistência do chantilly, mas as propriedades ficam preservadas. Guarde em potes de vidro. Aliás, eu costumo ter maior na minha penteadeira. Um pequeno na bolsa. O que sobra coloco em potinhos pequeninos e dou de presente.

#Aromaterapia #Veggie #FaçaVocêMesmo #receita #beleza #DIY #BelezaNatural #pele