Não é regra, mas nem sempre os shampoos mais naturais tem o poder de limpar resíduos de petrolatos, entre outros ingredientes nocivos (parabenos, silicones pesados, etc…) deixados pelos cosméticos convencionais que usamos por tanto tempo. Esses componentes não possuem nenhum fator hidratante, tampouco nutritivo. Resultado: uma pessoa começa a usar um shampoo de fórmula limpa e tem a sensação de que não limpou direito, ou o fio ficou “pesado”. Já aconteceu com você? Então, pode ser que os cabelos precisem de um detox para se livrar desses resíduos…
Aprendi com o Henrique, do Natural do Barbosa, algo que eu gostaria de ter sido orientada anos atrás, quando estava entre receitas caseiras (até chá no cabelo eu usei!) e mil itens que eram de marcar incríveis mas que eu que eu achava que “pesava” meus fios. Na verdade, bastava um detox!
Este detox abaixo, com bicarbonato de sódio, água e óleos essencial (que é opcional) é como boas-vindas à jornada dos cuidados pessoais capilares sustentáveis. Um respiro, sabe!? Então ele é ideal para quem está em transição por produtos naturais e veganos. O melhor: ele só leva três ingredientes.
DIY: Detox com bicarbonato de sódio e água ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um recipiente misture 3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio com 100ml de água filtrada e 2 gotas de *óleo essencial de alecrim ou melaleuca (se não tiver, não tem problema – faz sem) Aplique nas raízes fazendo movimentos circulares por toda a cabeça. Certifique-se que a mistura foi bem distribuída e continue a aplicação na extensão dos fios até as pontas (sem esfregar o cabelo um no outro). Depois de uma pausa de uns 2 minutos, enxágue bem em água corrente até não restar resíduo algum (repita esse processo quantas vezes for necessário).
Depois você já pode usar seus produtos naturais e veganos no mesmo dia em que fez a limpeza. Na sequência, higienize seu cabelo como de costume. E, com o tempo, vale ainda inserir o detox do couro cabeludo com argila.
*Onde encontrar óleos essenciais: na Use Orgânico, loja parceira com o cupom de desconto useanaturalissima
Comentarios