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Conheça seis marcas nacionais de maquiagem natural e orgânica

O universo das maquiagens finalmente ganhou variedade, performance e qualidade dentro do nicho natural e orgânico. Demorou, mas nos últimos cinco anos o Brasil ganhou marcas ecológicas –  certificadas* – que concorrem diretamente com outras convencionais e profissionais, seja em qualidade, seja em oferecer tendência.

Sorte de qualquer pessoa que usa, ao menos, um pouco de maquiagem no dia a dia. Se as fórmulas convencionais são repletas de ativos já considerados nocivos (pensem em parabenos, conversantes e corantes artificiais) e são testadas em animais, as do nicho natural (podendo ser veganas, cruelty-free e orgânicas) ainda tem  potencial de tratar a pele e são alinhadas com os alicerces de sustentabilidade.

Entre pioneiras e recém-chegadas, selecionamos as seis marcas de maquiagem que possuem itens com fórmulas naturais e orgânicas do Brasil.

Em comum, além de serem conscientes, são dirigidas por mulheres!

BAIMS 

Baims: embalagens lindas e ecológicas (Foto: reprodução)


Meio alemã, meio brasileira – com sede lá e cá. A  Baims foi idealizada em 2015 pela publicitária Luisa Baims Albrecht, sete anos anos após ela se encantar com as maquiagens orgânicas, à época já incorporadas ao lifestyle europeu. Luisa deixou o Brasil em 2000 para morar em Frankfurt, deixando para trás a carreira de diretora de produção de filmes publicitários. É de lá que ela ainda coordena todo o negócio no Brasil. Vegana, natural e com ingredientes orgânicos, a Baims já nasceu com um portfólio completo e de alta performance. Tanto que foi a primeira maquiagem formulada com o BBA™ – BioBehenic Active, um ativo que apresenta potência.

Vale destacar: o bb cream e a base têm uma das melhores coberturas do mercado e tem opções para pele negra. A marca tem fábrica própria e as embalagens de bambu, lindas e funcionais, são de aplaudir! Certificação: The Vegan Society, Ecocert e Cruelty Free. Preço médio: de R$ 36 (pincel de sombra)  a R$ 134 (base). A Naturalíssima testou e amou: base, bb cream e batons! Ótimas cobertura e fixação. Onde encontrar: https://baims.com.br/shop | Para seguir  @baimsnaturalmakeup

BIOART

Bioart: maquiagem que trata (Foto: reprodução)


A pioneira em trazer fórmulas naturais  e multifuncionais no Brasil nasceu de uma necessidade pessoal de sua fundadora, a alérgica Soraia Zonta, dona de uma pele hipersensível e um olhar visionário para o empreendedorismo. Anos antes ela já tinha co-fundado uma marca de argilas e mergulhado no universo das fórmulas orgânicas e produção ecológica. Moldada em suas necessidades pessoais e pesquisas de mercado, a Bioart nasceu em 2010 com foco em produtos para pele e maquiagem conectados a conceitos de biocosméticos e sustentabilidade.  Entre os primeiros lançamentos, as máscaras de argila bionutritivas, que ainda são um carro-chefe, além de pó compacto. Depois, máscara de cílios, gloss, blush e água floral. Hoje, há perfumes, sombras hiperpigmentadas.  Tudo 100% natural e orgânico desenvolvidos em fábrica própria, sediada em Floranópolis\SC.

Vale destacar: as argilas certificadas são a base da Bioart e aparecem em grande concentração em boa parte das fórmulas das maquiagens, tornado-as multifuncionais. É o caso do blush, do pó  compacto e do primer, entre outros, que também tem foco em tratamento de pele. Certificação: IBD, Ecocert. A Naturalíssima testou e amou: linha de gloss (súper hidratante e com ótima textura), primer e pó. O aroma (natural), bem suave! Preço médio: R$ 44 (sombra)  a R$ 106 (base nutritiva) Onde encontrar: www.bioart.eco.br/ | Para seguir @bioart

CATIVA

Cativa (Foto: reprodução)


A paraense Cativa é conhecida pelas argilas, óleos vegetais e essenciais, além de outros itens para higiene pessoal, como sabonetes e shampoos.  Depois de quase cinco anos de pesquisa, a linha de maquiagem foi lançada em 2017 e já conta com um portfólio completo – hoje, entre cosméticos , argilas e makes, são 126 itens no menu. Por trás da marca está a  socióloga manauara Rose Bezecry.  Além de três lojas físicas (Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre) são 40 pontos de venda pelo Brasil e a exportação para Alemanha, Suíça e Estados Unidos.

Vale destacar: o primer com efeito blur é de deixar qualquer maquiagem natural com efeito de profissional! Certificação: Ecocert e IBD A Naturalíssima testou e amou: pó, delineador e primer! Média de preço: R$ 51 (máscara de cílios) a R$ 120 (paleta de sombras) Onde encontrar: www.cativanatureza.com.br  | Para seguir:  @cativanatureza

FACE IT

No menu da marca carioca criada em 2017, apenas batons – em bala e líquidos. Marcas de um produto só de ter uma vantagem: variedade enorme, sintonia com as tendências. Todos 100% veganos, as fórmulas são todas conscientes. Algumas são mais naturais, caso dos nudes, outras tem quantidade reduzida de pigmentos sintéticos. Isso torna possível criar os vermelhos intensos e vibrantes mais desejados sem apelar para ingredientes de origem animal.

Vale destacar: tem todas as cores do mercado convencional. Os batons em bala, mesmo os que de efeito opaco, tem ótima cremosidade. Certificação: PETA A Naturalíssima testou e amou: os batons vermelhos! Preço médio: R$ 79, em média. Onde encontrar:  www.faceitnatural.com

GLORY BY NATURE

Glory by Nature


A recém-chegada marca curitibana  tem linha de maquiagem orgânica, vegana e cruelty-free como carro-chefe. No portfólio,  produtos clássicos, como pós, blushes, batons em cores versáteis. “Temos projetos de redução de impactos ambientais pelo uso de recursos renováveis como também de implementação de logística reversa para embalagens de nossos produtos”, afirma a fundadora Clarissa Mey, que já exporta para Canadá e Inglaterra.

Vale destacar: a variedade de cores e a ótima pigmentação dos batons.  Ponto para as embalagens dos produtos são feitas em pet e papel e são recicláveis. Certificação: Ecocert e Peta. A Naturalíssima testou e amou: a fixação e cobertura dos batons. Preço médio: R$ 55 (lip gloss) a R$ 86, 80 (quarteto de sombras) Onde encontrar: https://glorybynature.com.br | para seguir @glorybynature

ORGANELA

(Foto: Unna Beauty)


Fundada pela administradora Fernanda Santa Cruz em 2016, a Organela nasceu em Joinville/SC com um portfólio bem completo com foto em ingredientes orgânicos, fruto de um sonho de  Fernanda em oferecer uma maquiagem indicada para peles sensíveis e alérgicas. Mas o apelo sustentável também falou alto, com parte das embalagens de papelão e papel. Atualmente, entre batons e itens de pele, são 28 itens no portfólio.

Vale destacar:  Batons com ótima textura e pigmentação. Certificação: Ecocert, Vegan e Selo EuReciclo. A Naturalíssima testou e ama: pó e blush! Preço médio:   Batom R$ 35 (balm labial) e R$ 71 (base) Onde encontrar:  http://organelamaquiagem.com.br | Para seguir: @organela

SIMPLE ORGANIC

Tendências e ativismo (Foto: reprodução)


A Simple Organic já nasceu fashion, cosmopolita e moderna. Fruto de um sonho da empresária Patricia Lima, também editora da revista de moda Catarina, a marca une os valores do minimalismo e do consumo consciente, e já chegou quebrando tabus. Estreou nos bastidores do desfile do Alexandre Herchcovitch, em 2017, na SPFW; trouxe uma modelo GG para protagonizar uma editorial, exalta a beleza negra em imagens de seu conteúdo e não se esquiva de se posicionar em temas ligado ao ativismo, como o veganismo, feminismo,  gênero e até política.  Justamente por ser tão cosmopolita, tem uma performance alinhada com o estilo de vida de quem que praticidade. Ideal para as naturebas que querem funcionalidade e tendência.

Vale destacar:  tem uma das melhores máscaras de cílios do mercado. Os batons de tons inusitados e moderninhos, como cinza e azul passeiam por vários gêneros e transmitem uma personalidade urbana. Certificação: Ecocert A Naturalíssima testou e amou: máscara de cílios, corretivo e Lip+cheek candy (que vai dos lábios às bochechas). Preço médio:  R$ 55 (pigmento) a R$ 129 (primer) Onde encontrar: www.simpleorganic.com.br | Para seguir @simpleorganic

*O item certificação se refere a linha de maquiagem

das marcas citadas acima. Vale conferir na embalagem/bula de cada produto se ele tem o selo que indica a certificação.

*Leia sobre greenwashing para comprar consciente.

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