top of page

Como esterilizar embalagens de vidro para reutilizar em casa

Não tem nada mais sustentável do que ser responsável pela vida útil do que você já comprou ou ganhou um dia. Começar pela resinificação de potinhos é um caminho sem volta!  E guardar o potinho no fundo do armário e usar quando quiser não basta. Para reutilizar com segurança, seja para  guardar alimentos, seja para usar como embalagem de cosméticos artesanais, é importante lembrar que estaremos lidando com fungos e bactérias.

“A temperatura e o pH do meio são os 2 fatores que mais influenciam no desenvolvimento dos microrganismos, portanto são neles que precisamos focar”, explica a consultora em cosmetologia natural Stella Vallone, da Afinitez, de São Paulo. Bactérias e fungos são influenciados de formas diferentes, então dependendo do método, é importante realizar um processo a mais para garantir a efetividade”, completa. E o cuidado vale para embalagem de todos os tipos de produtos, de geleia a cosméticos.

Abaixo, um guia para você reutilizar seus potinhos de vidro – mas tem dica para plástico também!

Passo 1 – como remover o rótulo dos frascos

Faça isso antes de iniciar o processo de higienização. É simples. Deixe de molho em água morna até conseguir descolar. Pra remover a cola, óleo vegetal (aplique e vá removendo com uma espátula) e paciência.

Passo 2 – Água e sabão

Em casa há algumas maneiras acessíveis. E todas começam pelo básico: uma boa lavagem manual com água e sabão. Segundo Stella, nessa etapa já será possível eliminar grande parte dos microrganismos, e principalmente os possíveis substratos que poderiam “servir de alimento””, explica. Mas somente ela não basta.


Passo 3 – água fervente e algo mais

Para materiais de vidro: Depois de lavar com água e detergente, deixe o pote imerso em água fervente por 15 minutos. Depois, se possível, seque em forno a 160.

Passo 4 – não esqueça das tampas e válvulas

“Tampas e bordas são normalmente os que mais vejo desenvolvimento de microrganismos. São os itens mais fáceis de ficarem com resíduos de água, sujeira etc”, relata a especialista. No caso de detalhes em vidro, é indicado seguir o mesmo processo acima. Os de plástico – como tampas – devem ser higienizadas com água e sabão, seguidas de álcool 70 (mais detalhes abaixo).

Dúvidas comuns

  1. E os frascos e acessórios de plástico? Caso você tenha um material de plástico, a regra da secagem muda: Faça a lavagem mecânica com água e sabão, deixe secar naturalmente ou com um pano limpo e, com um spray, borrife álcool 70. Deixe secando sobre um pano limpo.

  2. Só álcool 70 não resolve? .Não, é preciso fazer a lavagem mecânica com água e sabão, antes.

  3. Água e bicarbonato funcionam?  “O bicarbonato deixará o meio com um pH próximo a 8. Pode até ser efetivo para algumas bactérias, porém não será para os fungos. Se o material aguentar altas temperaturas, combine com o calor úmido, deixando o material totalmente imerso, em água fervente por 15 min”, esclarece Stella Vallone.

Erros mais comuns ao esterilizar um frasco em casa

  1. Não usar luvas para pegar os materiais esterilizados

  2. Não usar panos limpos

  3. Não deixar secar totalmente

  4. Ao guardar, não deixar o material totalmente fechado.

  5. Guardar a embalagem ainda úmida

bottom of page