Caspa ou oleosidade? Você precisa fazer este detox do couro cabeludo com argila

Embora a saúde dos cabelos comece no couro cabeludo, esta é uma região quase sempre esquecida na rotina de cuidados. Mas é nele que se acumula muitos tipos de resíduos –  seja de produtos usados no dia a dia, seja até de poluição.

A argila vai ajudar a remover acúmulo destes resíduos, caspas e equilibrar a oleosidade. Sabe quando começa a dar aquela coceirinha, ou até uma descamação atípica? Esta é a hora ideal para fazer esta máscara capilar detox.

“O cuidado mais importante é evitar que a argila escorra pelos fios, pois com certeza eles ficaram bem ressecados”, explica o terapeuta capilar Rodrigo Tanamati, do Hair SPA C Kamura.  Para potencializar o ritual, o uso da aromaterapia é bem-vindo.

Uma única gotinha do óleo essencial de lavanda ou de melaleuca (tea-tree) ajudarão no equilíbrio da oleosidade – além de trazer uma atmosfera holística, é claro. Enquanto a argila age por alguns minutos, Tanamati sugere otimizar o tempo aplicando alguma máscara capilar nutritiva na raíz dos fios.

Como contamos neste guia de cores e modo de uso, a argila por si só é desintoxicante. Mas no caso do ritual de limpeza do couro  a verde é um curinga, mas a vermelha e a preta também podem ser usadas para esta função. Já a branca é uma ótima opção para quem tem peles sensíveis ou está com o couro descamando.

Como fazer: detox do couro cabeludo com argila

Argila para limpeza do couro cabeludo (Foto: site aNaturalíssima)


2 colheres (sopa) de argila água filtrada 1 gota de óleo essencial de lavanda ou tea-tree (opcional)

Coloque a argila em um potinho de cerâmica, vidro ou louça e, aos poucos, vá adicionando a água até formar uma textura homogênea e cremosa. Adicione uma gotinha do óleo essencial escolhido. Misture e, com um pincel, comece a aplicar na raiz dos cabelos (não deixando passar mais de dois dedos em direção aos fios, pois pode ressecá-los. É somente na raiz).

Deixe agir por cerca de dez minutos. Se possível, borrife água umas duas vezes neste tempo. Ao final, com a ponta dos dedos, esfregue a raiz levemente promovendo uma leve esfoliação. Vá para o chuveiro e lave como de costume. Se necessário, repita a lavagem de shampoo. E capriche bem no condicionador ao longo dos fios. O ritual pode ser feito a cada quinze dias ou quando sentir necessidade (oleosidade atípica e até começo de caspas). Cuidado com o exagero de óleos essenciais.

Argila é um item barato e acessível, mas tenha cuidado ao escolher de marcas que sejam certificadas e tenham transparência em toda a cadeia produtiva.



View this post on Instagram


A post shared by marcela rodrigues 👁🌙 (@anaturalissima)


—–

*CUPOM DE DESCONTO com parceiros: na Use Orgânico, pára todos os produtos da loja, das argilas aos itens de skin care, utilize o código useanaturalissima

#Argila #Cabelos