top of page

Banho de Sol no Inverno: benefícios de um hábito natural de beleza holística




No Outono\Inverno, feito um girassol, vivemos em busca de brechinhas de sol - seja em casa, seja no escritório. É instintivo. Já perceberam? É que ele tem fama de vilão da beleza (culpa da grande indústria cosmética), mas a temperatura amena da temporada nos convida a uma reaproximação gentil - a saúde mental e até a nossa pele agradecem!


Sol e pele: sim, vamos falar de benefícios

O uso consciente do sol, sem medo, sem dependência do protetor solar o tempo-todo, é uma fonte de vitaminas, equilíbrio, prana e prazer.


Embora, de fato, como a ciência comprova, a exposição exagerada seja um gatilho para manchas e até envelhecimento precoce, no dia a dia há muitos benefícios para a pele, incluindo melhora na incidência de psoríase, dermatites e queda de cabelos.


E mais: "Os banhos de sol colaboram com a menor presença de bactérias como o Propinobacterium acnes, envolvidos nos casos de acne (...)"- Marcela Meissner, médica dermatologista.

Para quem tem medo, a esteticista Roseli Siqueira incentiva: "Uma pele saudável, hidratada, nutrida, quando pega sol, não mancha fácil, pelo contrário, fica mais resistente” - Roseli Siqueira, esteticista.


Banhos de sol e bem-estar integral



Quando o corpo recebe a luz solar que chega ao cérebro por meio do nervo óptico, os níveis de serotonina aumentam regulando o humor. Traduzindo: o sol estimula o bem-estar e a sensação de alegria.


Esse bem-estar vem de uma lógica corporal\química, mas há também uma perspectiva sutil. O sol é fonte direta de prana, a energia vital. A exposição solar com esta intenção, inclusive, é uma forma de ativar o plexo solar, também chamado de manipura chakra, responsável pela motivação e auto-confiança.


Banhos de sol, sustentabilidade e regeneração

Os banhos de sol podem ser um atalho à prática da ecologia profunda. O convite é: faça caminhadas ao ar livre (ou exercite-se em uma pracinha ou parque).


  • Com a intenção de re-significar a relação com o sol; pela reintegração com a natureza ao redor;

  • O uso consciente de uma fonte de vitaminas, equilíbrio, prana e prazer;

  • Perceber por si só que o sol não é vilão da beleza. É amigo.


Como tomar um banho de sol consciente
  • Aproveite as primeiras horas da manhã, até às 11h, quando até mesmo os dermatologistas mais conservadores consideram a exposição solar benéfica.

  • Se for saudável no seu contexto, dispense o uso do FPS (mesmo os limpos) quando o banho do sol for bem cedinho: permita a sua pele ser portal dessa fonte de bem-estar e vitalidade.

  • Hidrate-se (mesmo nos deliciosos dias de frio + sol)! Sim, é de água mesmo que estamos falando!

  • Faça desse momento um ritual: coloque intenção, mantenha a atenção no presunto e use o hábito para relaxar.

  • Não tenha medo do sol.


***Para ler mais...

...Sobre a relação de sol & bem-estar e como a indústria cosmética, às custas da vaidade irreal, tornou o sol um vilão, leia a nossa reportagem "Você tem medo do sol?" aqui.





bottom of page