top of page

Shirodhara: a terapia ayurvédica que alivia ansiedade e falta de foco



A Shirodhara parece inusitada aos olhos ocidentais. E não é para menos: se você não conhece, pense em 1 litro de óleo de gergelim morno caindo continuamente sobre a sua testa e escorrendo pelos cabelos. Relaxou só de pensar ou deu agonia?


Pois é, apesar de parecer algo curioso para alguns ou muito simplório para outros, a prática é queridinha dos adeptos do ayurveda e apontada como uma terapia pontente para reduzir ansiedade, melhorar foco e proporcionar sono de qualidade. 


Não tem como não relaxar profundamente.


É que para a Shirodhara é usado um óleo medicado e o meio da testa como alvo não é à toa: a região entre as sobrancelhas é um ponto de fluxo de energia muito importante de entrada de prana, a nossa energia vital.

Shirodara: tratamento ayurvedico contra ansiedade e sobrecarga mental

“Devido ao estilo de vida urbano mais agitado, a tendência é termos bloqueios desse ponto por uma sobrecarga mental e emocional, o que desencadeia crises de ansiedade, confusão mental, falta de foco e até crises de enxaqueca”, explica a terapeuta Simone Chiericato Fernandes, do Espaço Khie - SPA Ayurveda, em São Paulo. "A Shirodara tem a função de liberar esse ponto de fluxo de energia tão importante e vital para nós", completa.


A especialista ainda destaca que esse ponto é reflexo à glândula pineal, e estimula a produção de serotonina e melatonina, o que melhora a  qualidade de sono, além de ser uma terapia extremamente relaxante e revigorante, levando a um estado de presença e calma.


Shirodara e outras terapias ayurvedas para aliviar ansiedade e estresse





Por ser uma técnica tradicional, a Shirodara é conduzida por um terapeuta ayurvedico. Deita-se em uma maca, e o óleo cai sobre entre as sobrancelhas vagarosamente. O óleo que escorre vai para um compartimento na própria maca, específica para tratamentos ayurvedicos.


"Para potencializar todo efeito nutridor, relaxante e principalmente de liberação de pontos de fluxos energéticos da Shirodara, duas terapias são muito indicadas como complemento, a Abhyanga Pratiloma ou a Shiroabhyanga”, recomenda Simone.


E não há contra-indicações. Para receber uma Shirodara, é recomendado no dia anterior de realizar a terapia, evitar bebidas alcoólicas e alimentos pesados.


AN indica \\ Onde fazer:

Espaço Khie - SPA Ayurveda

Rua Senador César L. Vergueiro, 73. São Paulo\SP

@espacokhie

Comments


bottom of page