top of page

Documentário: a vida inspiradora do saudoso Professor Hermógenes

O Professor Hermógenes começou a praticar yoga aos 35 anos (nunca é tarde!), foi um dos percursos da prática no Brasil, escreveu 30 livros, inspirou milhares de pessoas, levou a vida com positividade e deixou ensinamentos incríveis. Ele morreu em março desse ano, aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Com corpo físico debilitado — ele sofria de mal de Parkinson — mas sábio e lúcido como sempre.  Lembro que, menos de uma semana antes, fui à banca comprar uma edição comemorativa da Yoga Journal, na qual ele estampava e reli sua história que, agora, é contada o documentário “Hermógenes, professor e Poeta do Yoga”, realizado por meio de um financiamento coletivo de projetos.


Nunca é tarde: Hermógenes começou a praticar yoga aos 32 anos (Foto: acervo pessoal)

Nunca é tarde: Hermógenes começou a praticar yoga aos 35 anos (Foto: acervo pessoal)


Hermógenes começou a praticar as posturas com a ajuda de  livros e, impressionado com o impacto na saúde, passou a dividir os ensinamentos. Numa época em que quase ninguém falava de ioga no Brasil, ele começou a dar aulas numa garagem e, em 1962, montou sua primeira academia de ioga.

Ele  inspirou a vida de muitas pessoas por meio da filosofia oriental, yoga e meditação. Ele não é conhecido por ser um professor por dar aulas de yoga, mas por se preocupar em passar conhecimentos. No filme, há material raro de sue acervo virtual, como viagens à Índia, palestras, seus encontros com mestres como Sai Baba, Chico Xavier e entrevistas com personalidades brasileiras como Marcelo Yuka e Prem Baba.

 “Deus me livre de ser normal” – Professor Hermógenes.

Hermógenes morreu aos 92 anos. em março desse ano (Foto: acervo pessoal)

Hermógenes morreu aos 92 anos. em março desse ano (Foto: acervo pessoal)


A primeira vez que vi o professor foi no documentário brasileiro Eu Maior (2012), sobre a busca pela felicidade, na qual ele foi um dos entrevistados.  No curta, o professor falava que yoga não é ficar fazendo posturas difíceis, apenas. “Podemos praticar yoga apenas com a mente, como estou aqui sentado”, dizia ele.

 “Quem usa yoga apenas como ginástica – o que é muito agradável e eficaz – está comendo a casca da banana e jogando o miolo fora.” – Professor Hermógenes

08-Prof. Hermogenes
“Pedi a benção a Krishna e o Cristo me abençoou, orei ao Cristo e foi Buda que me atendeu, chamei por Buda e Krishna me respondeu” (Professor Hermógenes)

FICHA TÉCNICA:

Site oficial: http://www.dochermogenes.com Produção: Bodhgaya Films Em parceira com: Instituto Hermógenes Direção e Roteiro: Bárbara Tavares Direção de Fotografia e Pós Produção: Frandu Almeida Consultoria: Thiago Leão Gênero: Documentário Entrevistados: Marcelo Yuka, Jackson Antunes, Prem Baba, Marco Schultz, Marcos Rojo, Gloria Arieira, Swami Nirmalatmananda, Lokasaksi, Padre Haroldo, Dr. José Ruguê, Dr. Paulo de Tarso, professora Celeste, Marcia de Luca entre outros. Música: Krishna Das e Audio Network Fã page: facebook.com/dochermogenes

Assista ao trailer:


bottom of page