top of page

DIY: detergente natural e sustentável

Quando eu entrevistei a estilista Flávia Aranha, sobre o DNA de sua marca homônima, pela primeira vez, quase dois anos atrás, ela me contou da importância não só da escolha das matérias-prima de suas peças, mas também de cada passo que, juntos, formam sua produção sustentável.

A purga, por exemplo, é a primeira etapa dos processos de tingimento natural lá no ateliê. Limpar bem a fibra garante que o tingimento fique uniforme e que a cor penetre bem no tecido. Então, diariamente, a equipe da loja opta por fazer essa lavagem utilizando um detergente natural que é feito lá mesmo.

“Se quiser te dou a receita depois”, me disse a Flavia durante a entrevista. Eu, que já era uma pessoa com hábitos bem sustentáveis, pensei: “mas como eu ainda não uso sabão natural!”. Depois do nosso bate-papo, pesquisei receitas livros e internet afora e fiz algumas versões.  Tempos depois, ela postou no site da marca, a receita de seu detergente natural.

Vida longa à roupa e outras vantagens

Quando falamos em conservação da roupa (do tecido e até da cor), lavá-la com um sabão neutro é um cuidado indispensável, tanto que é o conselho número um dado por Flávia às clientes da loja.

Mas há outros: é sustentável, pois além da fórmula biodegradável, não geramos lixo com ele – até a embalagem pode ser um pote de vidro de molho; é acessível financeiramente – você pode fazer de acordo com a necessidade do seu dia a dia e, assim, evitar desperdícios; e saudável, já que tem pouco potencial alergênico e também não vai detonar a sua pele pós-louça!

Agora, partilho a receita da equipe da Flavia aqui – porque tem sido a minha também, seja para lavar louça, seja para lavar algumas peças de roupa.

{Detergente natural: a receita}

Fórmula simples e sustentável (Foto: Caio Ramalho)


Material

200 g de sabão de coco natural em barra (verifique no rótulo a composição do sabão, deve conter somente sabão de coco) 50 ml de álcool 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio 3 l de água 10 ml de óleo essencial de limão (opcional)

Modo de preparo

Coloque para ferver os 3L de água. Enquanto a água ferve, rale ou pique os 200g do sabão de coco. Adicione os pedaços de sabão à água fervendo e mexa até que eles se dissolvam.

Adicione os 50 ml de álcool à panela. E depois as 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Se for de seu interesse este é o momento para adicionar o óleo essencial de sua preferência.

“Sempre existe risco de usar álcool com fogo aceso, por isso é importante ter cautela no manuseio para que o líquido não tenha contato com as chamas.”

Mexa tudo durante 5 minutos e deixe descansar por uma hora. Coloque em um recipiente limpo e o detergente estará pronto para uso – da louça à roupa. Rendimento: 3 litros

*a receita foi publicada originalmente no site flaviaranha.com

bottom of page