top of page

Suco de beterraba: pré-treino natural, vegano, barato e gostoso




A beterraba tem uma já consolidada fama de alimento amigo amigo da beleza e da saúde. Rica em Vitaminas do complexo B, cálcio e betacaroteno, suas propriedades antioxidantes a a colocam no topo da lista de alimentos que devem ser consumidos no verão para aumentar a resistência da pele e ajudar no bronzeado. Mas a ciência tem comprovado um novo atributo: o suco de beterraba é um ótimo pré-treino natural.


O segredo está no fato de a beterraba ser a fonte mais biodisponível de nitrato -- ficando na frente dos vegetais folhosos verdes escuros.


“O nitrato é convertido em nitrito pelas bactérias da boca e do intestino que é convertido em óxido nítrico, um potente vasodilatador, que melhora o funcionamento muscular e cardiovascular”, explicou a nutricionista esportiva Andreia Naves, durante um congresso esportivo.


Beterraba: a fama de pré-treino natural vem aí


Cada beterraba crua possui por volta de 1300mg de nitrato - então, devido à necessidade do consumo de altas quantidades de beterraba para se obter a quantidade suficiente, o consumo é normalmente realizado na forma de suco ou por meio de de suplementos.


Então, quer o caminho para aproveitar a beterraba na rotina de treinos?


Invista no suco dela. A bebida foi elevada a outro patamar na oitava edição da Arnold South America, big feira do universo esportivo realizada em São Paulo.




Em palestra, a especialista destacou que o suco de beterraba concentrado em nitrato é um suplemento reconhecido mundialmente como recurso ergogênico de alta evidência científica no esporte.


Traduzindo: atua na melhora da hipertensão, redução do risco cardiovascular, diabetes, entre outros”, pontua Andreia.


“o suco de beterraba eleva a performance esportiva de exercícios de alta intensidade e curta duração, melhorando a velocidade, a força e a tolerância à fadiga”

A dica de ouro para o suco é a beterraba crua para não perder a quantidade de nitrato e vitaminas do complexo B. O suco ainda pode estar acompanhado de água de coco e até vegetais de cor verde-escura, como couve.


"Vale a pena também combinar com sumo da laranja ou uva integral, aumentando a oferta e carboidratos que permitem a produção de energia", completa a nutricionista Ana Laura Nóbrega.


E dica universal: deixe o açúcar de lado e, se possível, aposte na beterraba orgânica. Aí, sim, um pré-treino bom, barato e saboroso!



*A apuração desta matéria foi feita paralelamente para A Naturalíssima e Yahoo durante a oitava Arnold South America, big feira do universo esportivo realizada em São Paulo.

Commentaires


bottom of page