A beterraba tem uma já consolidada fama de alimento amigo amigo da beleza e da saúde. Rica em Vitaminas do complexo B, cálcio e betacaroteno, suas propriedades antioxidantes a a colocam no topo da lista de alimentos que devem ser consumidos no verão para aumentar a resistência da pele e ajudar no bronzeado. Mas a ciência tem comprovado um novo atributo: o suco de beterraba é um ótimo pré-treino natural.
O segredo está no fato de a beterraba ser a fonte mais biodisponível de nitrato -- ficando na frente dos vegetais folhosos verdes escuros.
“O nitrato é convertido em nitrito pelas bactérias da boca e do intestino que é convertido em óxido nítrico, um potente vasodilatador, que melhora o funcionamento muscular e cardiovascular”, explicou a nutricionista esportiva Andreia Naves, durante um congresso esportivo.
Beterraba: a fama de pré-treino natural vem aí
Cada beterraba crua possui por volta de 1300mg de nitrato - então, devido à necessidade do consumo de altas quantidades de beterraba para se obter a quantidade suficiente, o consumo é normalmente realizado na forma de suco ou por meio de de suplementos.
Então, quer o caminho para aproveitar a beterraba na rotina de treinos?
Invista no suco dela. A bebida foi elevada a outro patamar na oitava edição da Arnold South America, big feira do universo esportivo realizada em São Paulo.
Em palestra, a especialista destacou que o suco de beterraba concentrado em nitrato é um suplemento reconhecido mundialmente como recurso ergogênico de alta evidência científica no esporte.
Traduzindo: atua na melhora da hipertensão, redução do risco cardiovascular, diabetes, entre outros”, pontua Andreia.
“o suco de beterraba eleva a performance esportiva de exercícios de alta intensidade e curta duração, melhorando a velocidade, a força e a tolerância à fadiga”
A dica de ouro para o suco é a beterraba crua para não perder a quantidade de nitrato e vitaminas do complexo B. O suco ainda pode estar acompanhado de água de coco e até vegetais de cor verde-escura, como couve.
"Vale a pena também combinar com sumo da laranja ou uva integral, aumentando a oferta e carboidratos que permitem a produção de energia", completa a nutricionista Ana Laura Nóbrega.
E dica universal: deixe o açúcar de lado e, se possível, aposte na beterraba orgânica. Aí, sim, um pré-treino bom, barato e saboroso!
*A apuração desta matéria foi feita paralelamente para A Naturalíssima e Yahoo durante a oitava Arnold South America, big feira do universo esportivo realizada em São Paulo.
Comments