Um compilado de previsões a partir dos principais relatórios globais, pesquisa em eventos, simpósios e nosso olhar atento para o movimento.
1- Beleza Fermentada
Os benefícios dos alimentos fermentados se consolidaram na mesa do brasileiro mais antenados. Agora, é a indústria de cosméticos que explora a ideia no desenvolvimento de soros - para o rosto ou o couro cabeludo -, séruns, máscaras e cremes à base de levedura, ervas, frutas e grãos. A lógica parte da premissa que, assim como os alimentos fermentados que contêm probióticos ajudam na digestão e na absorção máxima dos nutrientes que você consome, a fermentação de nutrientes no skincare torna o produto mais concentrado e fácil de penetrar. Logo, mais eficientes.
Outras tendências devem se desdobrar a partir dos avanços nos benefícios relacionados ao microbioma, viroma e holobionte (um termo que descreve um supraorganismo composto pela associação de um hospedeiro no microbioma). A biologia está, de fato, passando por uma mudança de paradigma e ficará ainda mais evidente que cuidar da pele é cuidar da saúde.
2- Beleza reciclada - O upcycling na cosmética
Mencionados na lista de tendências lá de 2021, os ingredientes reaproveitados prometem se consolidar no mercado nacional, inclusive dentre as marcas convencionais. Estamos falando dos subprodutos da indústria alimentícia, como sementes que seriam descartas. Pense em pó de café de qualidade, caroço de damasco, cascas de grãos que sobraram. É o upcycling que, de tão forte em dar novos significados a peças de roupas, agora chega ao setor de beleza.
Upcycled Beauty é uma das grandes tendências que vai muito de encontro com a essência da boa prática ambiental no sentido de frear a geração de resíduos. Portanto, a “beleza reciclada” busca de pegar coisas que poderiam ir para o lixo e transformá-las em produtos de beleza. Exemplo: semente de goiaba, semente de maracujá…É o caso da Natura, dentre as grandes corporações; e da Beriah, exemplo entre marcas naturais.
3- Beer Beauty
Levantada no último Innovation Day, ciclo de palestras do In-cosmetics Latin America, a tendência se apresentada por duas vias: uma traz o foco para ativos obtidos a partir de resíduos da produção de cerveja - ótimo; já a outra aponta um crescimento de cervejas e outras bebidas com benefícios cosméticos. Será que a moda pega? Vale lembrar que o álcool está intimamente ligado ao impacto na longevidade, piorando, inclusive, casos de acne, rosácea e até envelhecimento precoce, como contamos aqui nesta reportagem sobre o impacto das bebidas alcoólicas no bem-estar.
4 - Foco na limpeza de pele sustentável
As previsões apontam o surgimento de ativos e mecanismos que proporcionam uma higienização mais ecológica e suave para a pele. Se a limpeza a base de produtos livres de substâncias suspeitas, como triclosan, parfum e sulfatos, é um valor inegociável dentro da cosmética natural e clean, deve finalmente mudar os rumos da grande indústria. O planeta e a hidratação natural da nossa pele agradecem.
5- Beauty verse
Assunto do momento, o metaverso é um mundo virtual que proporcionará experiências imersivas em mundos digitais por meio de ferramentas multissensoriais. Para acompanhar a inovação, a indústria da beleza deve apostar no que já chamam de BeautyVerse.
6- Beleza integral
O clean beauty e a beleza limpa sempre foram muito além de cosméticos de menor impacto e, conforme o movimento avança, isso se traduz em um comportamento de consumo mais conectado a necessidades essencialistas: rotinas que envolvam bem-estar; produtos que entreguem alta performance cosmética, mas também tratem a causa da questão e cuidem da saúde mental; e até mesmo portfólio que unem cosméticos e produtos de aromateapia e nutracêuticos.
Com informações de: WGSN, Connect Day, Whole Foods Market, relatórios limpp.com.vc e pesquisas livres A Naturalíssima. [Imagem do post: daqui]
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