Chegar em uma fórmula estável, com o menor impacto ambiental e sem efeito esbranquiçado sempre foi um desafio no universo da proteção solar física e natural. Nos últimos três anos começaram a surgir as primeiras opções cosmeticamente melhores aceitas, mas só agora o mercado ganhou um protetor nacional mineral adaptável a todos os tons de pele.
Na temporada mais aquecida de lançamentos em clean beauty, o burburinho tem girado em torno do Mineralis Protetor Solar Mineral, da Quintal. Físico (age barrando a luz, sem precisar ser absorvido), vegano e natural - até aí, como tantos outros.
Mas o que tem se perguntado é como um protetor à base de dióxido de titânio e óxido de zinco conseguiu chegar a uma fórmula sem residual branco e 100% transparente.
Inovação: alta proteção sem residual branco
A resposta vem da inovação. Com quase uma década de atuação, nos últimos anos a Quintal Dermocosméticos vem investindo em tecnologia para potencializar a performance de seus produtos. No caso do protetor, uma fórmula patenteada pela QUINTAL.LAB com foco em um outro mineral até então não explorado pela indústria nacional: a Hidroxiapatita.
A Hidroxiapatita é um composto mineral estável de fosfato de cálcio, não-tóxico e biocompatível. Tem propriedades que elevam a proteção contra os raios UV sem deixar resquícios brancos na pele, promovendo uma textura agradável e uniforme.
Com a combinação dos três minerais (dióxido de titânio, óxido de zinco e a hidroxiapatita, além de ingredientes naturais, a cosmética não só ficou livre do efeito esbranquiçado, quanto ganhou função de tratamento, além da espalhabilidade confortável e textura bem sequinha - peles oleosas vão adorar. As demais podem seguir a dica de hidratar bem a pele antes de aplicá-lo.
"Fomos a primeira empresa empresa a importar a Hidroxiapatita, o que levou um longo período de validação da operação”, explica a química Bruna Salomão, responsável pelo laboratório da Quintal
“Em 2019 o time de laboratório começou um trabalho intenso com fornecedores para entender quais eram as tecnologias disponíveis, levando em consideração o desafio do não uso de filtros químicos e não formação de filme branco. Depois de chegarmos à hidroxiapatita, o desenvolvimento do produto em si levou cerca de doze meses", conta Giulio Peron, CEO e guardião da marca.
Fórmula de sucesso, menor impacto
"Para a estratégia de uma fórmula de filtro físico transparente, emulsionantes e emolientes foram adicionados para conferir alta espalhabilidade e robustez para suportarem os altos níveis de pó da formulação, tendo em vista o critério de uso apenas de filtros físicos combinação entre dióxido de titanio, óxido de zinco e hidroxiapatita", detalha a química.
Para garantir a responsabilidade ambiental, uma vez que mapear e garantir a extração correta de minerais é um desafio, a marca investiu na certificação COSMOS NATURAL. "Assim podemos garantir que o ciclo de vida do produto é consciente e preza pela preservação e boas práticas ambientais", destaca Giulio Peron.
O PROTETOR SOLAR MINERAL FPS50+ custa R$ 129 e está disponível no site da Quintal Dermocosméticos com o cupom de 10% ANATURALISSIMA.
Conteúdo patrocinado
Foto: produto (A Naturalíssima), textura (divulgação\marca)
Comments